O Mundão conquistou mais um feito histórico para o futebol roraimense. Avançou de fase na competição nacional. Vaga plausível para as oitavas de finais da Copa do Brasil Sub-17. Após empate sem gols no tempo normal, o Pássaro Azul eliminou nos pênaltis o Brasil de Pelotas (RS), por 3 a 2, na noite desta quinta-feira (19), no estádio Canarinho, em Boa Vista (RR). “Alá” “Roberto Baggio”, in loco 1994.
A revanche macuxi veio e o grito soltou da garganta. Os rivais gaúchos eliminaram o São Raimundo-RR, nesta mesma fase, da edição da Copa do Brasil do ano passado. Por 2 a 1, no Canarinho. Esse ano foi diferente, o Mundão abocanhou a vaga e mudou o rumo da base local no certame.
O time do técnico Edinho Oliveira intensificou no jogo, em busca de um gol que pudesse abreviar o capítulo. A missão poderia até ser cumprida no tempo normal. Se não fosse a cobrança de falta venenosa do centroavante Taysson, que explodiu no travessão do goleiro pelotense Lucas Lopes. Ainda eram cravados cinco minutos do segundo tempo.
Os rivais responderam aos 30 do segundo e foi o último momento claro de gol, antes do apito final da etapa complementar: Guilherme partiu em velocidade e chutou rasteiro. O goleiro são-raimundense Kayran se esticou todo e deu uma tapa na bola, que foi para fora. Lá atrás, o camisa 1 salvou o Mundão e Roraima voltou a respirar no jogo.
Pênaltis
Os visitantes perderam nas cobranças de virada. Começaram na frente com Arthur, que acertou o canto esquerdo: 1 a 0. Luan do Mundão chutou e a bola explodiu no travessão. Tendo a chance de ampliar por 2 a 0 para os gaúchos, Matheus errou também com chute forte no travessão. Luiz Rafael deslocou o goleiro gaúcho e deixou tudo igual: 1 a 1. Guilherme com direito a paradinha colocou os visitantes na frente novamente: 2 a 1. Taysson chutou forte no meio do gol e empatou: 2 a 2.
Nas terceiras cobranças de cada lado: O zagueirão pelotense Tony Lucas chutou no travessão e macuxi Eduardo mandou no canto direito de Lucas Lopes. O goleiro não conseguiu chegar a tempo e o Mundão virou o placar: 3 a 2. Na última cobrança, Erick mandou no travessão e os atletas do Pássaro Azul correram para o abraço. Não houve necessidade do time roraimense cobrar a quinta penalidade.
Próximo jogo
O time roraimense está na competição nacional graças ao título de campeão estadual juvenil de 2021. E, tem pela frente o Porto Vitória (ES), os capixabas serão os adversários nas oitavas de finais.