Depois de iniciar um trabalho voltado para as disputas da Copa Norte de Futebol Sub-20, prevista para acontecer no segundo semestre deste ano, a diretoria do São Raimundo mudou o foco ao ser comunicada de que a competição havia sido cancelada nesta temporada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Com isso, o elenco sub-20 do Mundão, que seria o representante do estado na competição, lamentou a notícia. O treinador Beto Vieira disse que o foco agora é a conquista do Campeonato Estadual. “Recebemos com tristeza a noticia de que não haveria mais a Copa Norte e lamentamos que a CBF tenha indicado o Paysandu do Pará para ser o representante da região Norte na Copa do Brasil Sub-20, acho isso um desrespeito com os outros clubes. Pois quando se passa a indicar um representante, se passa a desmerecer os outros estados”, disse.
Beto resaltou que a decisão atrapalhou o planejamento da equipe, já que a diretoria havia montado um elenco a altura da competição regional. “E depois de tudo pronto recebemos a notícia de que não haveria mais a Copa Norte e isso é preocupante, pois é uma desvalorização do futebol de base na região”, disse. “Temos que ter alguém que lute e levante a bandeira das categorias de base e, se não houver isso, vai ser difícil manter o futebol no Estado e na região”, ressaltou.
Para Beto, o fato de a CBF cancelar a competição e indicar um representante, é um retrocesso para o futebol do Norte e citou que a entidade havia anunciado a criação da Copa Verde Sub-20, para promover as bases. “Mas as coisas não aconteceram como foram anunciadas e não teve Copa Verde e cancelou a seletiva que dá a vaga para Copa do Brasil. Um desrespeito com o futebol do Norte”, frisou.
O treinador disse que agora a ideia é mudar o foco e direcionar os treinamentos voltados para o Campeonato Roraimense Sub-20, competição que inicia no dia 22 de outubro e o Mundão busca o tetracampeonato e a vaga para novamente representar o estado na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2018. Para manter o ritmo, o elenco segue treinando diariamente no campo da Sede Campestre Clovis Souza, no bairro Operário.
“Vamos novamente representar Roraima na disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior, em janeiro de 2017, e vamos aproveitar o Estadual Sub-20 para manter o foco e chegar forte na maior vitrine do futebol juniores do Brasil”, disse.
Beto informou que essa será a quarta vez que a equipe vai participar da Copinha e a cada participação a equipe evolui e a perspectiva é de que possa fazer uma boa apresentação este ano.
“É sempre gratificante ver nossos atletas de Roraima mostrando seu futebol na maior vitrine de jogadores do Brasil isso nos fortalece para manter o trabalho no São Raimundo”, disse.