Renan Dal Zotto, treinador da Seleção Brasileira Masculina de vôlei, está em Boa Vista para participar uma clínica sobre fundamentos de quadra. Em encontro com os jornalistas, o comandante falou um pouco do que será a sexta-feira de palestra que começou no IFRR – Campus CBV, e segue pela parte da tarde na Escola Ana Libória.
“Minha vinda aqui é tentar aproximar cada vez mais o voleibol da nossa Seleção Brasileira, ou da nossa base feita aqui em Roraima, porque vem se destacando ao longo dos anos e é importante estar próximo para saber o que tá acontecendo”, disse.
Além de Dal Zotto, estiveram presente no ‘ Café com entrevista’ o presidente da FRV (Federação Roraimense de Voleibol), Azuilo Brito; o ex-técnico da Seleção Brasileira, Josenildo Carvalho; o diretor de ensino do IFRR, Ananias Noronha; o vice-presidente da FRV, José Maria Tupinambá; e Ricardo Matos, presidente do TJD-RR (Tribunal de Justiça Desportiva).
Este é o primeiro compromisso de Dal Zotto em visita as Federações pelo país. A medida ocorre depois de classificação recentemente o Brasil para Tóquio 2020, diante de um grande jogo contra a Bulgária.
“Vou falar [na Clínica] sobre a experiência no voleibol como atleta, treinador e principalmente falar da história, porque é importante preservar as raízes do voleibol”, acrescentou.
Renan Dal Zotto entrou para o hall da fama do voleibol em 2015. Ele foi diretor de seleções de quadra da CBV (Confederação Brasileira de Voleibol) até as Olimpíadas Rio 2016, quando assumiu a Seleção Brasileira, após saída de Bernardinho.
Como atleta, obteve diversas conquistas, dentre as mais importantes a prata no Campeonato Mundial em Buenos Aires, em 1982, o ouro no Pan-Americano de Caracas, em 1983 e prata nas Olimpíadas de Los Angeles, em 1984, que abriu caminho para o voleibol brasileiro no cenário mundial.
A matéria completa de como foi o dia de palestra de Dal Zotto você confere na Folha Impressa deste sábado, 24.