Esporte

Técnico de Joan Penaloza elogia o atleta de RR: ‘Agora ficou conhecido’

Joan Penaloza foi vice-campeão da prova de cinco quilômetros. No revezamento 4x1.500m, o colombiano radicado em Roraima integrou o time B da seleção brasileira Sub-15, que fechou em sétimo lugar

Após Joan Penaloza, primeiro atleta de Roraima na seleção brasileira juvenil de maratonas aquáticas, encerrar a participação na Copa Pacífico, o técnico do nadador do Sinpol, Silvio Monteiro, rasgou elogios à futura promessa do esporte local.

Com “olhar clínico”, um dos maiores reveladores de talentos da maratona aquática roraimense se destaca por recrutar atletas e aprimorá-los. Para o mister, a revelação de Penaloza foi “surreal”.

“Muito importante essa convocação, coloca não só o atleta, mas como a equipe Sinpol e eu como treinador, em um patamar mundial, por se tratar de seletiva para um campeonato internacional, um atleta de Roraima em destaque mundial. Não existe algo maior que isso para essa categoria”, afirmou Silvio Monteiro.

O mister do Sinpol deixou claro que vem trabalhando para formar mais nomes para o esporte e que os agradecimentos são inúmeros. Penaloza leva a bandeira de Roraima em fronteiras.

“Venho recebendo muitas mensagens de patrocinadores, de pessoas do nosso Estado e pessoas do Brasil inteiro, hoje ele é super conhecido. Para um atleta adulto, a Olimpíada é o topo. Para ele, que tem 15 anos, o Mundial é o topo”, disse Silvio Monteiro.

Na Copa Pacífico, Joan Penaloza foi vice-campeão da prova de cinco quilômetros para atletas de 14 e 15 anos com o tempo de 1h04min30seg. No revezamento 4×1.500m, integrou o time B da seleção brasileira Sub-15, que conquistou a sétima – e penúltima – colocação, ao completar a travessia em 1h18minseg01.

O próximo desafio de Penaloza será no dia 13 de agosto, em uma travessia em um lago particular da zona rural de Boa Vista. Depois, tem o Mundial, em 16 de setembro, nas Ilhas Seychelles.

*Por João Paulo Oliveira