Esporte

Torneio Boto Preto começa hoje, na Vila

A competição reunirá 112 atletas de três equipes. Boa parte dos participantes competirá de olho em um torneio regional e outro nacional

A Federação de Desportos Aquáticos de Roraima (Fedar) dá o pontapé inicial para o 3º Torneio Boto Preto de Natação, na noite desta sexta-feira, na piscina da Vila Olímpica Roberto Marinho. A competição, dividida em três etapas, terá 113 provas e reunirá 112 nadadores de sete categorias, de três equipes.A primeira etapa do evento nesta sexta começa às 19 horas. A segunda inicia às 8h30. Já a terceira será às 17 horas.
Os atletas participantes serão segmentados nas categorias Mirim (até dez anos de idade), Petiz (11 e 12), Infantil (13 e 14), Juvenil (15 e 16), Júnior (17 a 19), Sênior (20 a 24) e Master (acima de 25), nos naipes masculino e feminino.
As provas que terão no evento são: 50, 100, 200, 400 e 800 metros livres; 50, 100 e 200 metros costas, peito e borboleta; 200 e 400 metros medley; e os revezamentos 4×50 metros livres e misto, e medley. Já as equipes que irão participar, são: Apabv/6º BEC, Aquática Marinho/Assopbm e escola da Vila Olímpica/Fetec.
Boa parte dos atletas que irão disputar o torneio terá como objetivo se preparar e baixar seus tempos, visando competir em duas competições, como o Festival CBDA/Correios Norte e Nordeste de Clubes Mirim e Petiz (Troféu Pedro Nicolas), que será nos dias 22 e 23 de maio, em Manaus; e o Campeonato Brasileiro Infantil de Inverno (Troféu Dr. Ruben Dinard de Araújo), que será entre 24 e 27 de junho, em Belém.
Os técnicos Yórran Greco (Apabv) e Astréa Teca Marinho (Aquática Marinho) já avisaram que seus atletas disputarão a competição braçada a braçada e ponto a ponto, pois também querem pontuar para a classificação dos melhores da natação roraimense no ano.
A presidente da Fedar, Gilda Hupsel, destacou que a expectativa para o evento é que recordes serão batidos, e que o nível da modalidade tem melhorado muito em Roraima. “Temos cada vez mais atletas ranqueados entre os 25 melhores do Brasil”, disse.
O evento conta com o apoio da Prefeitura de Boa Vista, por meio da Vila Olímpica, Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec) e Defesa Civil.