Esporte

Volta Internacional de Roraima inicia hoje

A competição reúne 118 ciclistas de várias partes do Brasil e de outros países, e é válida pelo Ranking Brasileiro de Ciclismo de Estrada

A Federação Ciclística de Roraima (FCR), em parceria com a Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), realiza a partir desta sexta-feira, 12, até domingo, 14, a 6ª Volta Internacional de Roraima, dividida em três etapas. Ao todo, são 118 ciclistas inscritos, superando os 80 na edição de 2013. A prova é válida pelo Ranking Brasileiro de Ciclismo de Estrada.
Para o presidente da FCR, Aquiles Prado, o número foi uma surpresa. “Esperávamos a mesma quantidade ou pouco menos que a edição do ano passado, quando tivemos 80 ciclistas, mas esse ano superou as nossas expectativas. Isso mostra que os atletas que participaram ano passado gostaram e agora estão retornando para a competição”, disse.
Além de ciclistas de Roraima, a Volta terá atletas de fora. De acordo com Prado, estão inscritos atletas dos Estados do Amazonas, Pará, Amapá, Tocantins, Sergipe, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo, e de países, como Venezuela, Argentina e México.
Os atletas já poderão retirar o kit atleta (números do capacete e da camisa; a própria camisa do evento; chip eletrônico; e o regulamento da Volta) nesta sexta-feira, das 11h às 16h30, no ginásio Totozão, na Avenida Ene Garcez (sentido Aeroporto Internacional), no Centro. No Totozão, haverá o congresso técnico, a partir das 14h30. ETAPAS – O ciclista que terminar as três etapas em menor tempo será o campeão. A primeira, nesta sexta-feira, na Avenida Getúlio Vargas, no Centro de Boa Vista, será uma prova contra o relógio, na qual os ciclistas terão que percorrer o trajeto de três quilômetros com o menor tempo possível.
A segunda, na tarde deste sábado, 13, terá largada e chegada no Anel Viário, na BR-174, em um percurso de 102 quilômetros.Trata-se de uma prova de resistência, onde vence o piloto que deixar para trás todos os concorrentes. A última será na manhã de domingo, 14. A largada será em frente à sede do município de Amajari, com chegada no alto da Serra do Tepequém, em um percurso de 74 quilômetros.
CATEGORIAS E PREMIAÇÕES – Os atletas serão segmentados nas categorias Juvenil (14 a 16 anos de idade), Júnior (17 e 18), Elite (19 a 29), Sub-23 (até 23), Máster (a partir de 30), além das categorias femininas de Elite e mais de 30 anos, e amadora Turismo Speed (a partir de 17), na qual os ciclistas competem em um percurso reduzido.Serão distribuídos R$ 5,5 mil em premiações para os melhores atletas de cada categoria.
APOIO – O evento é patrocinado por Overbike, 2B Autotintas, Frutaria WL, Publicolor e Prefeituras do Amajari e de Boa Vista.