Economia

GÁS DE COZINHA: Botija tem preços abusivos, segundo Procon Estado

Órgão orienta os consumidores sobre os cuidados antes da compra

Após visitar 17 estabelecimentos comerciais que vendem gás de cozinha, em vários bairros de Boa Vista, o Procon Roraima divulgou valores da botija de 13kg e identificou possíveis práticas de preços abusivos. A pesquisa foi realizada nos bairros Centro, São Francisco, Aparecida, Alvorada, Equatorial, Silvio leite, Jardim Floresta, Paraviana, 13 de Setembro, entre outros. 

Os valores variam conforme a forma de pagamento: à vista o valor vai de R$ 82 a 90 reais, e no cartão de R$ 84,00 a 92 reais. “Apesar do preço do produto ter baixado nas refinarias da Petrobras em março deste ano, em razão da queda inesperada do petróleo internacional, a redução ainda não chegou aos consumidores”, disse o coordenador do Procon Estadual, Lindomar Coutinho.

Segundo ele, os donos dos estabelecimentos foram orientados sobre o descumprimento do Código de Defesa do Consumidor (Lei Federal nº 8.078/1990). “Em caso de não cumprimento, poderão ser notificados e até multados. Também alertamos os consumidores sobre a atenção que se deve ter antes de adquirir o gás de cozinha”, ressaltou. 

Coutinho disse ainda que é preciso identificar se o revendedor é autorizado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), e a botija precisa estar em boas condições, com lacre, rótulo de segurança com instruções de uso, nome da empresa fornecedora em alto relevo, assim como mês e ano de fabricação legível. Consumidores não devem aceitar botijas amassados, danificadas ou enferrujadas”, afirmou.

O Procon Estadual funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30. Os consumidores podem tirar dúvidas por meio dos números 99172-4008 e 99176-0022.