SUSTENTABILIDADE

1º Ecoponto de Boa Vista é inaugurado no Nova Cidade; Saiba quais produtos descartar

O local é de entrega voluntária de pequenas quantidades de itens que não são mais utilizados pela população, mas que podem ter outras finalidades. Irá funcionar das 8h às 18h, de terça a sexta-feira, e aos sábados das 8h às 12h

1º Ecoponto de Boa Vista é inaugurado no Nova Cidade; Saiba quais produtos descartar

O 1º Ecoponto para a coleta de resíduos sólidos urbanos, que podem ser reciclados ou reutiizados, foi inaugurado hoje, 25, no bairro Nova Cidade, zona Oeste de Boa Vista. O local é de entrega voluntária de pequenas quantidades de itens que não são mais utilizados pela população, mas que podem ter outras finalidades. Irá funcionar das 8h às 18h, de terça a sexta-feira, e aos sábados das 8h às 12h.

O projeto segue as diretrizes do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS), que está há cinco anos em atividade no município. Segundo o secretário municipal de meio ambiente, Alexandre Pereira, o Nova Cidade é um dos pontos de maior descarte irregular de resíduos sólidos.

“O Ecoponto tem o objetivo de organizar todas as tipologias de resíduos. Desde a segregação adequada, o transporte e a destinação final ambientalmente adequada” explica o secretário.

Secretário municipal de meio ambiente, Alexandre Pereira (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Segundo o prefeito Arthur Henrique (MDB), diariamente haverá profissionais da SEMMA para informar a população sobre Educação Ambiental. Em parceria com o Braços Abertos, equipes visitaram moradores, entre os dias 20 e 24, para ampliar o acesso às informações sobre o funcionamento dos ecopontos.

“Muita gente não sabe, mas nós já iniciamos a implantação da coleta seletiva. Todos os prédios públicos da prefeituraja estão fazendo a separação de material orgânico e reciclável. O orgânico é destinado ao centro de compostagem municipal e o reciclável vai para as associações de catadores aqui ao lado do Ecoponto. As duas associações há dez anos atrás arriscavam suas vidas indo até o aterro sanitário, hoje elas recebem esse material reciclável da prefeitura direto na porta”, enfatiza o prefeito.

Arthur Henrique explica como funciona o processo de coleta dos resíduos para reciclagem (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

O que pode ser descartado no Ecoponto?

Nos ecopontos poderão ser descartados restos de galhadas e demais materiais recicláveis, como:

  • Sobras de construção civil
  • Sofás velhos
  • Geladeiras sem utilidade
  • Plásticos, alumínio, vidro
  • Entre outros tipos de lixos secos que não estão contaminados ou sujos por substâncias orgânicas
Ecoponto funciona no Nova Cidade (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

O que NÃO pode ser descartado no Ecoponto

Resíduos de lixo úmido que possuem substância orgânica, como os que entram rapidamente em decomposição e atraem vetores. Por exemplo:

  • Animais mortos
  • Restos de alimentos
  • Lixos domésticos
    Pilhas, baterias e outros materiais que contém composição química também não devem ser descartados nos Ecopontos
Resíduos sólidos podem ser descartados em pequenas quantidades no Ecoponto (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

A presidente da Associação Global de Catadores de Materiais Recicláveis, Izabel Souza, explica que o Ecoponto irá faclitar o trabalho dos catadores, que muitas vezes recebiam resíduos sem a separação adequada pois a população não tinha conhecimento de como funciona o processo.

“Com o Ecoponto, a população será conscientizada de como separar. A gente sempre se depara com o lixo misturado com o reciclável. O reciclável é aquele material que demora muitos anos para se decompor e se for descartado corretamente a gente consegue fazer a reutilização e a reciclagem”, explica Izabel.

Izabel Souza é presidente da Associação Global de Catadores de Materiais Recicláveis (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)