Hoje celebramos o dia da Advocacia Criminal e do Advogado e Advogada criminalista, “o mais apaixonante ramo do direito”, conforme Manoel Pedro Pimentel, composto por profissionais a quem cabe a “coragem de leão e brandura do cordeiro; altivez de um príncipe e humildade de um escravo; fugacidade do relâmpago e persistência do pingo d’água; rigidez do carvalho e a flexibilidade do bambu”.
A Advocacia Criminal é personalíssima e aqueles que escolhem este ramo de atuação, devem se orgulhar desta profissão digna, que auxilia a manutenção da ordem social e jurídica, defendendo os direitos que cabem a qualquer cidadão, garantidos pela Constituição Federal, em seu artigo 5º.
O advogado criminalista lida com a liberdade das pessoas, com a repercussão das ações criminosas praticadas e as acerbidades da alma humana, difícil e complicada com todas suas subjetividades e relatividades.
Neste dia da Advocacia Criminalista, a Abracrim – RR reforça as palavras de Heleno Cláudio Fragoso de que “O advogado é o raio de luz, a janela de esperança que se abre, o único que verdadeiramente pode trazer ajuda e ânimo. Por isso mesmo, defender é muito mais que redigir petições, pleitear e recorrer. Na defesa criminal o advogado tem que revelar amor e compreensão pelo ser humano em desgraça e também a sua dedicação ao serviço dos outros”.
Feliz Dia da Advocacia Criminal
Ednaldo Gomes Vidal:.
Presidente da Abracrim – RR