Ação de saúde bucal é levada para crianças da zona rural de Boa Vista e Cantá

Os atendimentos são feitos pelo Programa Saúde Bucal no Campo nas escolas e foi intensificado em outubro em celebração ao Dia das Crianças

A iniciativa conta com o apoio de cirurgiãs dentistas, que compartilham orientações sobre escovação correta. (Fotos: Fernanda Marins/Senar Roraima)
A iniciativa conta com o apoio de cirurgiãs dentistas, que compartilham orientações sobre escovação correta. (Fotos: Fernanda Marins/Senar Roraima)

Uma ação de saúde bucal está atendendo crianças de escolas da zona rural de Boa Vista e Cantá durante este mês de outubro. Os atendimentos são feitos pelo Programa Saúde Bucal no Campo, do Senar Roraima, nas escolas e foi intensificado em celebração ao Dia das Crianças. As ações são realizadas nas quintas-feiras.

As duas primeiras ações já foram realizadas no dia 1º e no dia 10 de outubro no município do Cantá. Segundo o programa, mais de mil crianças estão sendo beneficiadas com atividades voltadas à prevenção e cuidados com a saúde bucal. Segundo Sílvio de Carvalho, presidente do Sistema Faerr/Senar, a ação é fundamental para garantir que as crianças da zona rural tenham acesso a informações e cuidados básicos com a saúde bucal.

“A saúde bucal impacta diretamente na qualidade de vida das crianças. Com o programa Saúde Bucal no Campo, conseguimos chegar a locais que muitas vezes não têm fácil acesso a esses cuidados, promovendo uma conscientização desde cedo. Queremos que essas crianças cresçam com o conhecimento e as ferramentas necessárias para cuidar bem da saúde dos seus dentes,” afirmou Carvalho.

O programa orienta sobre a importância dos bons hábitos de higiene bucal com palestras e oferece kits de higiene bucal, além de avaliação dentária e aplicação de flúor. A iniciativa conta com o apoio de cirurgiãs dentistas, que compartilham orientações sobre escovação correta e a importância de manter uma alimentação saudável para a saúde dos dentes.

Saúde Bucal no Campo

O Saúde Bucal no Campo entrou como ação de Promoção Social em julho deste ano, e até o momento já esteve em quatro escolas. Para 2025, a previsão é que o programa seja realizado em todos os trimestres e em municípios do interior de Roraima.