Geral

Acidentes por embriaguez cresceram 30% em 2021, diz presidente do Detran

Em entrevista, Álvaro Duarte também comentou sobre ações de melhorias no atendimento ao público, o crescimento da frota veicular, a CNH Cidadã e os golpes realizados em nota da autarquia

O presidente do Departamento Estadual de Trânsito em Roraima (Detran-RR), coronel Álvaro Duarte, disse nesse domingo (15) que os acidentes por embriaguez ocorridos em 2021 cresceram 30% em relação ao ano anterior. Ele foi entrevistado no Agenda da Semana, da rádio Folha FM, para falar da campanha Maio Amarelo, que visa sensibilizar a sociedade na tentativa de promover a redução do número de acidentes.

Duarte também mencionou que 60% dos óbitos ocorridos em acidentes são de motociclistas e, como fã do veículo, sugeriu o uso de equipamentos de segurança, como capacete, sapato fechado e luvas.

Outro dado que chama a atenção, segundo Duarte, é que entre 2020 e 2021, houve um crescimento de 3,3% no número total de acidentes. Ademais, ele disse que ocorrem, em média, de oito a dez acidentes diários só na capital Boa Vista, que o horário mais perigoso é o final da tarde e que a avenida Ataíde Teive é onde há mais ocorrências.

Álvaro Duarte lembrou que Roraima aderiu ao plano nacional que visa reduzir pela metade as ocorrências.

Atendimento ao público

Duarte ressaltou que a autarquia planeja melhor o atendimento à população, com ações como a reformulação do site, ampliação da digitalização dos serviços, implantação de mais duas agências na capital – uma no conjunto habitacional Vila Jardim (Cidade Satélite) e outra no pátio da instituição, no bairro Raiar do Sol -, e melhoria da atenção ao interior, por meio dos Ciretrans (Circunscrição Regional de Trânsito).

Álvaro Duarte disse que a reforma da sede do Detran inclui a demolição do atual prédio para ampliar o espaço para estacionamento de veículos. Ele prevê que a primeira etapa das obras, realizada atrás da atual estrutura, seja concluída em outubro ou novembro.

Roraima tem frota de 240 mil veículos

O presidente do Detran disse ainda que Roraima possui uma frota composta por 240 mil veículos, sendo 200 mil na capital e 40 mil no interior. Ele ressaltou, ainda, que anualmente há um incremento de oito mil veículos nas ruas do Estado.

Ele também lembrou que o serviço de inspeção veicular agora é feito no Estado. Desta forma, condutores não precisam mais ir a Manaus em caso de mudanças nas características dos veículos.

CNH Cidadã

O presidente do Detran também revelou que o projeto CNH (Carteira Nacional de Habilitação Cidadã), que prevê a emissão gratuita do documento para a população de baixa renda, atraiu mais de 24 mil inscrições no Estado.

Disse, também, que dos 400 sorteados, apenas 97 foram aprovados e que, por conta disso, um novo sorteio deve ser realizado em junho. Ele também afirmou que a autarquia já tem recursos para alcançar mais mil beneficiários em 2023.

Golpes em nome do Detran

Por fim, o presidente do Detran alertou para que a população não caia em golpes, ao citar o exemplo de um jovem que perdeu R$ 1,5 mil para uma suposta mulher, que se apresentava como servidora da autarquia ao anunciar a venda de uma motocicleta. “O Detran não faz nenhum tipo de transação. É um órgão institucional. Pessoal tem que estar muito atento, tem que ir lá pra ver se o veículo existe. Procure empresa, concessionária”.