Acompanhantes relatam problemas com chuveiros e ar-condicionado na maternidade

A Secretaria de Saúde informou que o motivo da ausência de água se deu em razão da manutenção da rede de distribuição de água, e que o problema no ar condicionado foi solucionado

Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth, no bairro São Pedro (Foto: Wenderson Cabral)
Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth, no bairro São Pedro (Foto: Wenderson Cabral)

Pacientes e acompanhantes relataram à Folha BV o dia a dia na Maternidade Nossa Senhora de Nazaré. Em denúncia, a acompanhante de uma gestante relata que o ar-condicionado não está funcionando e os banheiros se encontram sem água nos chuveiros, o que segundo ela, acaba dificultando a recuperação de muitas mães e bebês.

A acompanhante, que prefere não ser identificada, descreve que desde que sua filha se internou, ela observou que estrutura para o conforto dos pacientes está em completo descaso.

“O ar não está funcionando. Desde terça-feira que a minha filha internou, a gente conversa com o pessoal aqui pedindo para ligar. Eles dizem que já vem e nunca aparece ninguém para arrumar”, disse.

Além de reclamar do calor pelas alas da maternidade, a mulher ainda cita as condições dos banheiros da Ala das Orquídeas. “No banheiro não tem chuveiro, estão tomando banho na ducha porque não tem chuveiro”, concluiu.

Outro lado

A Folha BV entrou em contato com a Secretaria de Estado da Saúde de Roraima (SESAU) que se manifestou por meio da seguinte nota:

A Secretaria de Saúde informa que o motivo da ausência de água se deu em razão da manutenção da rede de distribuição de água, por apresentar entupimentos por conta do uso inadequado em alguns banheiros da Maternidade. A situação foi normalizada após realização do serviço e no momento, os banheiros estão com água nas torneiras e chuveiros.

Sobre a climatização, informa que foi identificado um problema em um aparelho de ar-condicionado das enfermarias do bloco das Azaleias, e que foi solucionado após reparos técnicos.

A Sesau orienta às pacientes e acompanhantes que façam a reclamação formalmente na Direção Geral e/ou Ouvidoria da Maternidade.

* Matéria atualizada com nota da Sesau às 11h10 desta sexta-feira, 8