ÚLTIMOS DIAS

Aderr faz alerta para produtores vacinarem rebanho contra aftosa

Produtores devem realizar a imunização do rebanho até a próxima terça-feira (31)

A intensificação do trabalho de vacinação garantirá que a doença não traga prejuízo para a saúde animal e a manutenção do status de área livre da febre aftosa. (Foto: reprodução/Secom)
A intensificação do trabalho de vacinação garantirá que a doença não traga prejuízo para a saúde animal e a manutenção do status de área livre da febre aftosa. (Foto: reprodução/Secom)

A 46ª campanha de vacinação contra a febre aftosa em Roraima se encerra na próxima terça-feira (31). Por isso, os produtores rurais precisam ficar atentos ao prazo de menos de uma semana.

O alerta é feito pela Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (Aderr) para que o produtor realize a compra das vacinas em loja agropecuária e colabore na cobertura vacinal no Estado. De acordo com o presidente da Aderr, Marcelo Parisi, a intensificação do trabalho de vacinação não só garantirá que a doença não traga prejuízo para a saúde animal, mas a manutenção do status de área livre da febre aftosa com vacinação.

“Entramos na reta final da 46ª campanha, e por isso é importante que os pecuaristas, que já contribuem nesse trabalho sólido de defesa sanitária do rebanho do Estado, não deixem para a última hora para vacinar os animais. Precisamos acelerar a vacinação”, enfatizou Parisi.

Vacinação de 500 mil animais

A meta de vacinação da 46ª campanha contra a febre aftosa em Roraima é de cerca de 500 mil animais, entre bovinos e bubalinos, de 0 a 24 meses. A quantidade é metade do rebanho que já corresponde a mais de 1,2 milhões de cabeças.

Apesar da meta, os números de animais vacinados ainda não foram contabilizados, o que só será realizado após o término da campanha. De acordo com a Aderr, a contabilização de animais vacinados depende da apresentação das notas fiscais pelos produtores, que terão até dia 15 de novembro para fazer a declaração à agência.