![Agentes da PF identificaram os corpos sem vida no local de queda do avião (Foto: FAB) Agentes da PF identificaram os corpos sem vida no local de queda do avião (Foto: FAB)](https://uploads.folhabv.com.br/2025/02/2fYcRbio-WhatsApp-Image-2025-02-12-at-18.43.34-1024x576.webp)
Uma aeronave venezuelana foi derrubada pela Força Aérea Brasileira (FAB) por entrar clandestinamente no Brasil. A ação ocorreu na manhã desta terça-feira, 11, com dois traficantes mortos e drogas encontradas no interior do veículo. A interceptação faz parte da Operação Ostium, que tem o objetivo de sufocar atividades criminosas na fronteira brasileira.
De acordo com o Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), foi realizada a identificação da aeronave e uma solicitação de pouso forçada, que foi desobedecida pelo piloto. Após isso, foram feitos tiros de alerta próximos à aeronave para que fossem obedecidas as ordens, que também foram ignorados.
A aeronave foi considerada hostil ao país por desobedecer todos os procedimentos, momento em que foram disparados Tiros de Detenção (TDE) com o objetivo de derrubada. O avião caiu em uma região de mata próximo à Manaus (AM).
Imagens feitas pelo Sétimo Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (7º/8º GAV – Esquadrão Hárpia) identificaram o local da queda e agentes da Polícia Federal localizaram os corpos dos traficantes e as drogas nos destroços da aeronave.
Os TDE são o último recuso realizado pela FAB após a aeronave interceptada descumprir todos os procedimentos estabelecidos e forçar a continuidade do voo ilícito.