Aeroporto Salgado Filho retoma atividades nesta segunda (21), em Porto Alegre

O aeroporto precisou ficar fechado por mais de 5 meses devido as enchentes que afetaram o RS

Fachada do Aeroporto Salgado Filho. (Foto: André Oliveira/Commons.Wikimedia)
Fachada do Aeroporto Salgado Filho. (Foto: André Oliveira/Commons.Wikimedia)

Após ter 75% de sua pista de 3,2 mil metros submersa, o aeroporto voltou a funcionar na manhã desta segunda-feira (21). No primeiro semestre de 2024, entre maio e abril, o estado do Rio Grande do Sul sofreu a pior enchente da história causando muitos estragos em diversas localidades. O aeroporto, portanto, teve que suspender as suas operações deixando aeronaves retidas e impactando diretamente as conexões da região com viajantes e mercadorias.

Fechado na noite do dia 3 maio, o aeroporto recebeu seu primeiro voo comercial nessa manhã. um Airbus A320 operado pela Azul, proveniente de Campinas, no interior de São Paulo. O voo AD2603 partiu de Viracopos às 6h30 e pousou em solo gaúcho às 8h04. A retomada dos embarques e desembarques de aeronaves se tornou viável com a conclusão de mais uma etapa da recuperação da pista e do terminal do Aeroporto Salgado Filho.

Momento em que um voo chega ao Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, na sexta-feira (18) (Foto: Jefferson Botega/Agência RBS)

De acordo com a Fraport, as obras incluíram a limpeza e inspeção das placas de concreto, que formam a base da pista, seguidas pela fresagem, remoção de detritos e a recomposição das camadas de asfalto em um trecho de 1,4 mil metros da pista de pouso e decolagem, além das faixas de taxiamento.

Asfalto em área de taxiamento no Aeroporto Salgado Filho. Foto: (Divulgação/Fraport Brasil)

Também foram refeitas a sinalização horizontal e as luzes de balizamento, além da recuperação parcial de várias subestações de energia. Além disso, foram concluídas as reformas dos sistemas de elevadores, escadas rolantes e de restituição de bagagem do aeroporto.

Segundo a Fraport, concessionária responsável pelo terminal, a capacidade atual do aeroporto permite receber até 128 voos domésticos diários, com cerca de 12 operações por hora, entre 8h e 22h.

A pintura do avião é uma homenagem ao Rio Grande do Sul. O voo também teve mais uma homenagem, a numeração 26, data de aniversário da capital de Porto Alegre que é comemorada no dia 26/03.

Avião Airbus A320 sendo apresentado. (Foto: Divulgação/Viagem em Pauta)

A impossibilidade da realização de voos comerciais a partir da Capital trouxe amplas consequências econômicas ao Rio Grande do Sul, de acordo com levantamentos. Em um estudo realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) aponta que houve uma queda de 38,5% no fluxo comercial que passa pelo aeroporto de Porto Alegre no primeiro semestre de 2024, se comparado ao mesmo período do ano passado. “Com a retomada dos voos a partir de segunda-feira, eu não tenho dúvida de que isso será fundamental para retomar e ativar efetivamente a economia do estado. Sabemos o que o aeroporto representa para o PIB do Rio Grande do Sul, para o turismo de negócios, para o turismo de lazer e para o escoamento do transporte de cargas”, disse o ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho.