Alunos de Roraima se destacam na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Alunos da Escola Estadual Prof. Antônio Carlos da Silva Natalino conquistaram medalhas na Olimpíada OBA

Os alunos premiados na OBA 2024, do estado de Roraima. (Foto: Reprodução)
Os alunos premiados na OBA 2024, do estado de Roraima. (Foto: Reprodução)

Os estudantes da Escola Estadual Prof. Antônio Carlos da Silva Natalino, brilharam na 26ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) de 2024. Os alunos garantiram medalhas de ouro, prata e bronze, colocando a escola em evidência no cenário educacional.

Na OBA, sete alunos da instituição foram premiados. O destaque ficou por conta do Julio Filho, que conquistou a medalha de ouro. Além dele, Sandra Abril, Luís Diaz, Thiago Perreira, Dandara Diogo e Alejandro Colina receberam a medalha de prata. Adrian Silva também foi homenageado com a medalha de bronze, completando a lista de medalhistas.

Julio Filho recebendo a premiação de sua mãe. (Foto: Reprodução)

De acordo com o coordenador do projeto, professor Dilson José Teixeira, a participação na OBA foi fruto de um planejamento iniciado no começo do ano letivo de 2024, quando a instituição se credenciou para realizar a prova teórica da OBA. O resultado evidenciou o esforço coletivo entre alunos e professores. Ele revelou que a expectativa era bastante positiva, pois o preparo da equipe incluiu a resolução de provas de versões anteriores. “A equipe aderiu bem à proposta de participação no evento e, graças a Deus, eles saíram vitoriosos”, destacou.

Além do excelente desempenho na OBA, os alunos também participaram da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), que exige a produção e lançamentos de foguetes feitos de garrafas PET, com propelentes líquidos à base de vinagre e bicabornato de sódio. Nessa competição a escola também alcançou o pódio, terminando com a medalha de bronze.

Dilson afirma que a sensação de ver os alunos sendo premiados foi de extrema felicidade. “Tendo em vista que eles se esforçaram bastante, isso criou uma certa expectativa neles, e me perguntavam por diversas vezes sobre o resultado final. Ali veio a sensação de dever cumprido”, relatou.

O coordenador ainda ressaltou a importância dessas premiações para o futuro acadêmico dos estudantes. Para ele, a participação dos alunos abriu novas perpectivas de conhecimento.”Adentramos em conceitos, por vezes pouco explorados do ponto de vista técnico. São situações observadas no mundo físico em que vivemos, porém, sem a devida exploração, e essa foi uma oportunidade de maior conhecimento, o que despertou várias discussões no grupo”, explicou.

Dilson Teixeira, coordenador do projeto, juntamente com a aluna, Dandara Diogo e familiares recebendo a premiação da OBA 2024. (Foto: Reprodução)

Os alunos premiados estão cursando a primeira série do Ensino Médio, e o projeto foi realizado com o objetivo de dar continuidade nos próximos anos. “Creio que tenha sido interessante para eles, e quem sabe, surgirão novos pesquisadores nessa área da Física”, concluiu o coordenador.

A conquista é motivo de orgulho não apenas para a escola, mas para todo o estado de Roraima, já que a Prof. Antônio Carlos da Silva Natalino foi a única instituição do estado a ser premiada na OBA de 2024.