"Alunos estão passando mal de calor", denunciam pais sobre escolas da rede estadual

Governo alega sobrecarga de energia e que sistema de refrigeração não suportou altas temperaturas.

A Escola Estadual Euclides da Cunha seria uma das instituições que estariam sem central de ar — Foto: Arquivo
A Escola Estadual Euclides da Cunha seria uma das instituições que estariam sem central de ar — Foto: Arquivo

Pais e alunos das escolas estaduais Dr. Ulysses Guimarães e Euclides da Cunha denunciaram à Folha de Boa Vista, na segunda (16) e na terça-feira (17), respectivamente, que as centrais de ar-condicionado das salas de aula não estão funcionando.

Uma mãe, que preferiu não se identificar, relatou que a situação tem prejudicado os estudantes, especialmente em um período de avaliações.

“A Escola [Euclides da Cunha] está com todas as centrais sem funcionar. Os alunos estão passando mal e é semana de prova. Não tem como ficar assim. A gente fala com a gestão e eles dizem que é uma questão elétrica”, afirmou.

A mesma situação foi apontada na Escola Dr. Ulysses Guimarães. Uma aluna informou à reportagem que nenhuma das salas possui ar-condicionado funcionando.

O que diz a Secretaria de Educação

A Secretaria de Educação e Desporto informa que todas as 10 salas de aula da Escola Estadual Euclides da Cunha possuem centrais de ar-condicionado novas e as quais passaram por manutenção recente. Entretanto, esclarece que a escola está enfrentando uma sobrecarga no sistema de geração de energia, o que tem ocasionado o desligamento temporário de alguns aparelhos.

Esclarece que a Seed irá enviar equipe até a unidade de ensino para fazer uma avaliação geral das necessidades da parte elétrica a fim de solucionar o problema.

Em relação à Escola Estadual Ulysses Guimarães, todas as 10 salas de aula da unidade de ensino também possuem centrais de ar condicionado em bom estado de conservação e todas funcionando. Devido às altas temperaturas enfrentadas pelo Estado recentemente, as centrais ficam sobrecarregadas e necessitando assim de manutenção em curtos períodos de tempo. O Departamento de Logística da Seed já foi acionado para realizar os reparos necessários.

Leia a Folha Impressa de hoje