Os alunos da Escola Estadual Maria das Neves Rezende receberam na manhã desta terça-feira, 10, palestras, orientações e mudas para a implantação do projeto Ação no Espaço Escolar “Horta na Escola – Sustentabilidade em Ação”. Durante a ação, os estudantes aprenderão a cultivar os alimentos, que serão servidos para eles durante as refeições da escola.
A Horta na Escola contempla 15 unidades de ensino na rede estadual, com a participação de 8.561 estudantes. O projeto é coordenado pelo Departamento de Desenvolvimento de Políticas Educacionais da Secretaria Estadual de Educação e Desporto (Seed).
Segundo a chefe da Divisão de Educação Ambiental (Diab), Náiva Pereira, a iniciativa realiza hortas diferentes das tradicionais, que precisam de um espaço reservado no ambiente escolar para serem cultivadas.
“As hortas são cultivadas em espaços alternativos, para ficarem mais próximas dos alunos. Nós utilizamos materiais de uso sustentável, visando a reutilização de garrafas pet, pneus, baldes e outros itens que podem ser reaproveitados”, explica Náiva.
O projeto foi implantado em quatro escolas inicialmente, como forma de experimentação da participação dos alunos. Uma das escolas foi o CEM XXVII Vitória Mota Cruz, a Aspirante Samara, relata que os alunos se divertiram muito durante a elaboração das hortas.
“Foi uma experiência muito tranquila, nós fizemos em grupo e com professores que são nossos amigos também. A experiência nos mostrou como ter responsabilidade com a vida, o meio ambiente e cultivar nosso próprio alimento”, enfatiza Samara.
A escola Maria das Neves Rezende está na nova remersa de escolas que irão receber o projeto. A aluna Lauany Rodrigues, de 11 anos, conta que está animada para a experiência com a horta.
“Nós estamos animados com o projeto, eu já tenho conhecimento sobre cultivo de horta e poder realizar isso na escola vai ser legal. Nós vamos aprender a ter mais responsabilidade”, reforça a aluna.