O microondas precisa ser limpo sempre que for utilizado para que a sujeira não passe para o alimento. De acordo com Karina Laggo, autora do Traz Limpeza, especializado em dicas de limpeza e organização, o eletrodoméstico tem contato direto com os alimentos e por isso precisa estar sempre desinfectado. Porém, o indicado é que a limpeza seja a mais natural possível.
“Os eletrodomésticos da cozinha precisam estar sempre limpos porque é o local onde produzimos nossos alimentos, no caso, o microondas tem contato direto com a nossa comida, se estiver sujo, aquilo pode contaminar o que vamos comer” reforça.
Karina Laggo dá dicas de como limpar o micrrondas (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
Dica do limão
Os produtos utilizados na limpeza devem ser neutros e sem cheiro. Mas há uma forma de fazer uma limpeza utilizando apenas água e limão.
Karina explica que é necessário despejar 120 ml de água numa taça pequena que possa ir ao microondas. Em seguida, corte um limão ao meio, esprema-o para dentro da taça e coloque lá dentro também as duas metades espremidas.
“Ao limpar o microondas e ele estiver com uma gordura impregnada, basta colocar um copo de vidro com água por cinco minutos em potência alta, pois as gotículas de água que evaporam fazem soltar a sujeira da gordura. Nesse mesmo copo com água podem ser colocadas gotinhas de limão” explica.
Quando chegar ao fim, não abra a porta do microondas e deixe-o assim durante cinco minutos. O vapor da água com limão vai ajudar a libertar a sujidade e os restos de comida.
“Pegue num pano e limpe o interior. A sujidade e os restos de comida vão estar soltos e sairão facilmente. Se tiver dificuldade com alguma mancha mais resistente, molhe a ponta do pano na água quente e esfregue bem” finaliza. Por fora um pano úmido com água e sabão é o suficiente.