EDUCAÇÃO

Baliza promove 1ª Feira de Ciências da Educação Infantil

Evento reúne trabalhos de todas as escolas da rede municipal de Educação Infantil e é pioneiro no Sul do Estado.

Professores desenvolvem projetos para a feira desde junho. Foto: Divulgação
Professores desenvolvem projetos para a feira desde junho. Foto: Divulgação

Estimular o interesse pela ciência na infância é fundamental construção de uma base sólida para o desenvolvimento educacional das diversas etapas da vida escolar. E é isso que a Prefeitura de São João da Baliza está fazendo, ao provover a 1ª Feira de Ciências da Educação Infantil do Município. Os pequenos cientistas, que têm entre 1 e 5 anos de idade, apresentam seus trabalhos no dia 18 de agosto, na Escola Municipal Darcy Pedroso da Silva, a partir das 8h.

O evento reúne trabalhos de todas as escolas da rede municipal de Educação Infantil. Elizangela Barbosa é a idealizadora do projeto. A professora e diretora do Departamento de Ensino Infantil conta que, apesar a autoria, o evento foi desenvolvido de maneira coletiva, com os professores e instituições envolvidas na feira.

“Apresentei a ideia aos professores e à toda rede municipal e, em conjunto, desenvolvemos a ideia. É importante ressaltar o trabalho da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação do Município, que tornou esse evento possível”

Pequenos cientistas têm entre 1 e 5 anos de idade. Foto: Divulgação

Elizangela explica que os trabalhos estão sendo desenvolvidos desde o mês de junho e que o foco para esta edição é a natureza e o meio ambiente. “Para a primeira edição, trabalharemos o meio ambiente. Dentro disso, a fauna, flora, a preservação da natureza e proteção dos animais em risco de extinção. Os professores têm trabalhado com os alunos desde o mês de junho e essa é a culminância dos trabalhos”

“A ideia é estimular desde cedo as crianças dentro da prática científica. Além de que desenvolver essas atividades facilita o aprendizado das crianças nessa fase”, finaliza a professora, apontando a Feira como mais uma ferramenta de aprendizado dos alunos.