Ostentando seguidos títulos de melhor cidade para se viver e empreender nos últimos anos, Boa Vista comemora seus 133 anos de criação, neste domingo, 9 de Julho, com orgulho de ter alcançado grandes saltos na garantia da qualidade de vida dos boa-vistenses e de novas oportunidades para todos.
As responsabilidades só têm aumentado, uma vez que o Censo Demográfico de 2022 apontou que a população de Boa Vista foi a que mais cresceu proporcionalmente entre as capitais brasileiras, chegando a 413,4 mil habitantes, um aumento de 45,4%. É o peso de uma cidade-estado que faz com que a gestão municipal renove dia a dia seu compromisso de continuar desenvolvendo a cidade.
Atualmente, a Prefeitura de Boa Vista tem 48 obras em andamento nas zonas urbana, rural e comunidades indígenas. São obras nas áreas de educação, saúde, infraestrutura, que vão melhorar a qualidade de vida dos moradores. A cidade está caminhando para ter iluminação 100% Led.
Tudo tem sido planejado para reforçar as ações que tornaram Boa Vista uma das melhores cidades do Norte. O cuidado com as pessoas começa na garantia a direitos fundamentais, como a única cidade do Brasil a oferecer sete meses de licença maternidade para servidoras públicas municipais. Esse benefício, somado às demais ações voltadas para as crianças, tornaram Boa Vista a Capital da Primeira Infância, título reconhecido internacionalmente.
Cidade é reconhecida como a Capital da Primeira Infância. (Foto: /PMBV)
Os projetos e programas sociais mantidos pela Prefeitura de Boa Vista vão muito além do cuidado com as crianças. Somam-se à inclusão e qualidade de vida de adolescentes e jovens, mulheres e idosos por meio de ações administradas pela Secretaria Municipal de Gestão Social (Semges). O Projeto Crescer é outro grande exemplo, o qual desempenha um importante papel no cuidado com o social, incentivando jovens a despertarem seus talentos, contribuindo para transformar vidas.
O investimento na cultura empreendedora é uma política levada a sério pela gestão municipal. E isso pôde ser comprovado com a divulgação, este ano, do Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) 2023, um dos mais tradicionais mapeamentos do ambiente de negócios do país, que apontou Boa Vista como a 6ª colocada no ranking de melhores cidades para empreender no país.
A cidade está caminhando para ter iluminação 100% Led. (Foto: /PMBV)
A capital boa-vistense também alcançou a 1ª colocação em relação à cultura empreendedora nesta pesquisa que analisou e comprovou os ecossistemas empreendedores dos 101 maiores municípios do Brasil, explorando as condições que essas cidades oferecem para o desenvolvimento da atividade empreendedora.
Um desses pilares é o trabalho voltado para fomentar a economia local e impulsionar o sonho do pequeno empreendedor, desenvolvido pela Agência Municipal de Empreendedorismo de Boa Vista (AME BV), que em menos de um ano já investiu R$ 1,5 milhão em fomento aos pequenos negócios.
A transformação na qualidade de vida alcança a zona rural e as comunidades indígenas, onde são desenvolvidos projetos para gerar práticas que garantem aumento de renda na agricultura familiar, com projetos sustentáveis. A prefeitura vem instalando sistema de irrigação por energia solar, entregando novas máquinas e implementos agrícolas modernos, bem como aumentando a capacidade de assistência técnica nas produções dos pequenos agricultores.
Gestão municipal faz investimentos nas áreas urbana, rural e indígena, para melhorar a vida de toda a população. (Foto: /PMBV)
As celebrações do aniversário de Boa Vista representam uma coroação de um intenso trabalho que vem sendo desenvolvido em todos os setores da gestão municipal que orgulham o boa-vistense e seus visitantes. O zelo com a infraestrutura e a limpeza da cidade. O trabalho de construir e manter creches e escolas preocupadas com a qualidade de ensino e formação das crianças. Os espaços públicos pensados para o lazer e a segurança das famílias, com equipamentos interativos, fontes, playgrounds com pisos emborrachados e selvinhas amazônicas que são exemplos para as demais capitais.
O orgulho de se viver em Boa Vista é o melhor presente que cada boa-vistense recebe nestes 133 anos de criação do município.