Bosque dos Papagaios abre aos finais de semana para visitação

Parque ecológico abriga mais de 100 espécies de árvores e destaca importância da conservação ambiental

Foto: Semuc/PMBV
Foto: Semuc/PMBV

A proteção da flora amazônica é fundamental para o equilíbrio ambiental do planeta. Em Boa Vista, o Parque Ecológico Bosque dos Papagaios, localizado no bairro Paraviana, desempenha um papel importante na conservação de espécies típicas da região, como andiroba, jenipapo, caimbé, samaúma e taperebá. Criado em julho de 2009 pela Prefeitura de Boa Vista, o bosque ocupa uma área de 12 hectares e abriga mais de 100 espécies de árvores nativas.

De acordo com o engenheiro agrônomo do bosque, Carvílio Neto, o solo rico em nutrientes contribui para o crescimento saudável da vegetação. “O bosque é um espaço de proteção e guarda da biodiversidade amazônica. Aqui, a gente frisa bastante a preservação para que Boa Vista siga sendo uma cidade protegida para as gerações futuras”, destacou.

Espaço de lazer e aprendizado ambiental

Além da sua função ecológica, o Bosque dos Papagaios é um destino popular para famílias e visitantes. Mariana Duarte, moradora de Boa Vista há um ano, conta que o local encanta seus filhos. “Viemos do Rio Grande do Sul e o bosque é um dos lugares favoritos das crianças. Elas ficam fascinadas com as árvores e animais, que são muito diferentes dos que conhecíamos antes.”

Mesmo com seus 15 anos de fundação, o bosque abriga árvores com mais de 70 anos, como um pé de jatobá, uma das mais antigas do local. David Vieira, de 7 anos, aproveita as férias escolares para explorar as trilhas ao lado de sua mãe, a psicóloga Lorena Vieira. “Gosto de ver os animais e passear de bicicleta pelas trilhas com sombra e vento fresco”, contou.

Educação ambiental em destaque

Em 26 de janeiro, é celebrado o Dia Mundial da Educação Ambiental, data que reforça a conscientização sobre a sustentabilidade e a preservação da natureza. Instituições ao redor do mundo realizam ações para incentivar práticas ecológicas e a cidadania ambiental responsável, uma iniciativa alinhada ao propósito do Bosque dos Papagaios.

Funcionamento e regras do bosque

O Bosque dos Papagaios funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos fins de semana, das 8h às 12h e das 14h às 18h. O espaço não permite a entrada de animais domésticos, consumo de alimentos nas trilhas, bebidas alcoólicas, cigarro e o descarte irregular de resíduos.