O ditado “o cachorro é o melhor amigo do homem” ganhou um exemplo real na manhã desta sexta-feira (7), em Boa Vista. O vira-lata caramelo chamado Huller, não saiu do lado de seu dono, nem mesmo quando ele foi levado do bairro Buritis até o Hospital Geral de Roraima (HGR).
A história repercutiu nas redes sociais após os socorristas que atenderam a ocorrência compartilharem os vídeos e fotos do momento de companheirismo do cãozinho. Segundo o condutor da ambulância, Alex Nunes, ele e o parceiro do plantão, Antonio Oton, ainda chamaram Huller para dentro da unidade móvel, mas ele preferiu seguir pelo lado de fora.
“Quando fechei a ambulância e saí, ele veio acompanhando do lado, chorando e gritando. Eu já imaginei que ele ia acompanhar, porque estava arrudiando (sic) muito e comecei a filmar ele do lado chorando e gritando. Eu parei a ambulância, desci, abri a porta lateral, tentei botar ele para dentro, chamei, ele não veio. Chamei o acompanhante [do paciente] para ver se ele tentava pegar e não conseguiu, ele [Huller] corria. Tentamos várias vezes pegar e não deu certo. Aí, para não atrasar a ocorrência, entrei na ambulância de novo e segui”, explicou Alex.
Determinado, Huller correu atrás da ambulância durante todo o trajeto. O acidente ocorreu na rua Edmundo Sáles, no bairro Buritis. Até o HGR, na avenida brigadeiro Eduardo Gomes, no Aeroporto, a distância é de cerca de 4 quilômetros.
Ao longo de seus três anos no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Boa Vista, Alex conta que esta foi a primeira vez que ele presenciou uma situação do tipo
“Nós como socorristas, temos que pensar no que é melhor para o paciente. Nessa situação, você ver uma pessoa com dor, abalada e um cão chorando pedindo seu dono, é natural você buscar a melhor solução, sabendo que ela está em suas mãos. Então, nós tentamos adequar a melhor maneira para poder sanarmos aquela situação naquele momento. Até porque, animal também é uma vida que é protegida por lei e demonstrou sentimentos como pode ser visto no vídeo”, comentou Alex.
O paciente sofreu escoriações após ser atropelado por uma moto. Depois da avaliação médica na unidade de saúde, foi liberado e reencontrou seu fiel parceiro.