Após o blecaute geral que ocorreu nesta quarta-feira, 20 e o apagão em Boa Vista, na manhã desta quinta-feira, 21, a Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer) informou que deixou de produzir mais de 20 milhões de litros de água potável.
De acordo com dados repassados pela companhia, durante a 1 hora e 45 minutos do blecaute as Estações de Tratamento de Água do estado deixaram de produzir 6.615.000 litros de água. Além dos 96 poços artesianos, que deixaram de produzir 10.710.000 de litros. Somados, os prejuízos chegam a 17,3 milhões de litros de àgua sem tratamento.
Ainda segundo a Caer, na manhã desta quinta-feira, 21, parte dos bairros de Boa Vista ficou sem energia por 49 minutos, causando um prejuízo de 3.087.000 de litros.
“Infelizmente, o blecaute afetou a nossa produção e prejudicou o abastecimento de água à população com a paralisação do Centro de captação que depende da energia elétrica. Porém, tão logo a energia estabilizou, nossas equipes agiram imediatamente para que o abastecimento fosse restabelecido em sua potência máxima”, afirmou James Serrador, presidente da Caer.
A empresa informou que a produção diária para abastecer Boa Vista é de 146.880.000 de litros, por meio dos sistema de captação superficial das águas do Rio Branco, no bairro São Pedro, e a captação subterrânea realizada nos 96 poços tubulares.
Sobre o blecaute
Durante a tarde desta quarta-feira, 20, todo o estado de Roraima ficou sem energia por quase duas horas, afetando o comércio, trânsito e a rotina de toda a população. Segundo a Roraima Energia às 15h05 houve o desligamento das usinas que atendem à distribuidora. A empresa informou que a análise da causa estaria sendo investigada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).