Caravana de Direitos Humanos em Boa Vista terá participação de líderes Yanomami

O destaque da Caravana será a participação de importantes lideranças indígenas, incluindo o renomado xamã Davi Kopenawa Yanomami e Mozaniel Yanomami, autor do filme "Marihi: A Árvore dos Sonhos"

O xamã Davi Kopenawa Yanomami será um dos participantes do evento (Foto: Claudio Tavares)
O xamã Davi Kopenawa Yanomami será um dos participantes do evento (Foto: Claudio Tavares)

Nos dias 16 e 17 de agosto de 2024, Boa Vista, Roraima, será palco de um evento de grande relevância para a discussão de direitos humanos na região: a Caravana de Direitos Humanos. Organizado pelo Comitê Xapiri e apoiado pelo Projeto Defendendo Vidas e Garantindo Direitos Expropriados, o evento integra a programação da Semana Social Brasileira das Pastorais Sociais e visa abordar questões cruciais como violações de direitos e os desafios enfrentados pela população local.
O destaque da Caravana será a participação de importantes lideranças indígenas, incluindo o renomado xamã Davi Kopenawa Yanomami e Mozaniel Yanomami, autor do filme “Marihi: A Árvore dos Sonhos”. A presença desses líderes é fundamental para dar visibilidade às lutas e resistências dos povos indígenas de Roraima, especialmente em um contexto de contínuas violações de seus direitos.


Programação e Objetivos
A Caravana de Direitos Humanos começará na sexta-feira, dia 16, com uma programação aberta ao público na Casa de Caridade, localizada no centro de Boa Vista. As atividades incluem uma mesa de escuta do povo Yanomami, com a participação de Davi Kopenawa, Dário Kopenawa (vice-presidente da Hutukara Associação Yanomami), Edinho Batista (Tuxaua geral do Conselho Indígena de Roraima), Gilmara Ribeiro (coordenadora do CIMI), e Júlio Yekuana (presidente da Associação Yekuana).
Ao longo do evento, serão realizadas rodas de conversa sobre ações do governo federal na desintrusão da Terra Indígena Yanomami, seminários sobre conflitos agrários e fundiários, e o lançamento de relatórios importantes, como o Caderno de Conflitos da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e o Relatório de Violência do Conselho Indigenista Missionário (CIMI). Esses documentos fornecerão uma análise detalhada da violência e das violações de direitos que afetam as populações indígenas e rurais de Roraima.
O segundo dia do evento, sábado, 17 de agosto, será dedicado a conversas sobre direitos humanos com movimentos sociais, além de sessões sobre cuidado e autocuidado. À tarde, haverá a exibição do filme “Marihi: A Árvore dos Sonhos”, de Mozaniel Yanomami, seguida pelo lançamento dos livros “Árvore dos Sonhos”, de Hanna Limulja, e “Diários Yanomami”, de Davi Kopenawa. O dia se encerrará com uma apresentação cultural do Afoxé Filhos e Filhas de Yemanjá.


Importância e Impacto
A Caravana tem como objetivo final a redação de uma carta-denúncia das violações de direitos humanos ocorridas em Roraima, solicitando o compromisso das autoridades e parlamentares em proteger os direitos dos povos indígenas e outros grupos vulneráveis. A coordenadora do evento, Evilene Paixão, enfatiza a gravidade da situação no estado, que lidera em assassinatos de indígenas e apresenta altos índices de violência contra mulheres, crianças e no campo.
Para Gilmara Ribeiro, coordenadora do CIMI, a Caravana é uma oportunidade essencial para dar visibilidade às violações de direitos humanos que ocorrem em Roraima e articular estratégias para incidir sobre o governo. Paulo Moreira, articulador do Projeto Defendendo Vidas, destaca a importância de fortalecer as redes de proteção popular e apoiar as comunidades ameaçadas em sua luta por direitos.

Confira a programação completa

16 de agosto (sexta-feira)

MANHÃ:

Local: Casa da Caridade – Rua Floriano Peixoto 402B, Centro, ao lado da Radio Monte Roraima.

08h – Abertura e acolhida

8h20 – Falas de abertura: Evilene e Paulo.

08h30 – Mesa de escuta do povo Yanomami

– Dário Kopenawa (vice-presidente da Hutukara)

– Edinho Batista (Tuxaua geral do Conselho Indígena de Roraima)

– Gilmara Ribeiro (Coordenadora do CIMI)

– Júlio Yekuana (Presidente da Associação )

– Davi Kopenawa

11h – Roda de conversa sobre ações do governo federal desintrusão T. I Yanomami, Nilton Tubino, diretor da casa de Governo em Roraima. 

12h – Encerramento

TARDE

Local: Auditório do PPGSOF, UFRR – R. Pequim, 01 – Aeroporto, Boa Vista – RR 14h30 – Seminário sobre conflitos agrários e fundiários em Roraima.

NOITE

Local:  Auditório do PPGSOF, UFRR – R. Pequim, 01 – Aeroporto, Boa Vista – RR

18h30 – Lançamento do Caderno de Conflito da Comissão Pastoral da Terra e do Relatório de Violência do CIMI.

17 de agosto (sábado)

MANHÃ

Local: Casa da Caridade – R. Floriano Peixoto 402B, centro, ao lado da Radio Monte Roraima

– 08h30 – Roda de conversa com movimentos sociais sobre direitos humanos e violações no estado de Roraima.

– 12h – Encerramento

TARDE

Local: Casa da Caridade R. Floriano Peixoto 402B, centro, ao lado da Radio Monte Roraima

-14h30 – Sessão sobre cuidado e autocuidado

– 16h – Apresentação da peça “Terra, Pão e Arte” pelo MST

– 17h30 – Exibição do filme “Marihi: a árvore dos sonhos ” de Mozaniel Yanomami

– 18h30 – Lançamento dos livros “Árvore dos Sonhos” de Hanna Limulja e “Diários Yanomami” de Davi Kopenawa.

– 18h30 – Apresentação Afoxé Filhos e Filhas de Yemanja