Castra Móvel

Castração gratuita de animais será realizada em praça na zona Oeste de Boa Vista

Veículo fará atendimento a animais que estão na fila para castração (Foto: Wenderson Cabral/Folha BV)
Veículo fará atendimento a animais que estão na fila para castração (Foto: Wenderson Cabral/Folha BV)

A Prefeitura de Boa Vista lançou nesta sexta-feira (5) o Castra Móvel, veículo adaptado com equipamentos e profissionais especializados em castração e chipagem animal. A ação faz parte do programa “União Pelos Animais”, que foi implementado pela prefeitura no ano de 2019.

O Castra Móvel ficará na Parque Germano Augusto Sampaio, no bairro Pintolândia, zona Oeste de Boa Vista, por 30 dias. A ideia é descentralizar as castrações e atender as demais regiões da cidade conforme cronograma. A iniciativa é da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ) da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA).

A população que vai ser atendida será de animais que já foram cadastrados. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, 2,3 mil animais aguardam para fazer a castração e a ideia é atender esse público já cadastrado.

“ [O Castra Móvel] vem pra descentralizar esse serviço e eh e favorecer o acesso melhor pra população, promovendo ações de saúde sabendo que o bem-estar animal ele influencia diretamente no bem-estar humano”, explica a secretária municipal de Saúde, Regiane Matos.

Regiane Matos, secretária de Saúde (Foto: Wenderson Cabral/Folha BV)

Ainda de acordo com a secretária, todos os cães e gatos que passam pelo procedimento de castração também recebem um microchip de identificação, que contém: nome, raça e o contato do tutor.

“Todo animal castrado será chipado e esse chip tenha informação do nome do animal, do nome e contato. Nós sabemos que muitos animais às vezes eles se perdem e a ideia com a chipagem é que a gente consiga reduzir esse número de animais que se perdem por aí e os tutores geralmente sofrem muito”, acrescenta.

Veículos irão ajudar a reduzir a fila de espera para castrações em Boa Vista (Foto: Wenderson Cabral/Folha BV)

A moradora Ellen Souza, do bairro Doutor Airton Rocha, zona Oeste de Boa Vista, será uma das tutoras que terão o animal de estimação castrado e vê a ação de forma positiva. “É importante que as pessoas procurem a Zoonoses para inscrever os animais e isso vai ser bom para a população, para não ter muito cachorro abandonado na rua”, afirma.

Animais que estão na fila para procedimentos serão castrados (Foto: Wenderson Cabral/Folha BV)

Os tutores interessados devem fazer o cadastro no site e aguardar na fila de espera. O atendimento começa este mês. A UVCZ entra em contato com os contemplados e orienta a levar os animais ao local da cirurgia, que pode ocorrer no Castra Móvel ou nas clínicas veterinárias credenciadas. O serviço realiza castração gratuita de cães e gatos de tutores residentes em Boa Vista. A UVCZ, também segue recebendo os animais para atendimento.

Programa União Pelos Animais

Em funcionamento desde 2019, o programa é promovido pela UVCZ da SMSA em parceria com duas clínicas veterinárias credenciadas. Antes, eram beneficiados somente as ONG’s e famílias de baixa renda, mas agora o programa atende também a população de forma geral quando há vagas remanescentes, ou seja, não preenchidas pelos grupos citados.