Há cerca de dois anos o projeto de agricultura familiar de autoria do senador Chico Rodrigues vem entregando equipamentos agrícolas para a agricultura família e agricultura familiar indígena em Roraima. Dentre os equipamentos estão tratores, tratoritos, grades niveladoras, arados para preparação de solo, carretinhas para carregar a produção, caminhões três quartos, sistemas de irrigação de lavouras e até mesmo colheitadeiras. A distribuição vem de acordo com as emendas destinadas pelo senador para o governo do estado e para os municípios, da capital ao interior de Roraima.
A distribuição dos tratores e outros equipamentos é feita para associações de produtores da agricultura familiar em todo o estado. Eles trabalham em regime de cooperação e fazem o rodízio dos equipamentos para servir ao maior número de produtores da sua região. Com a agricultura familiar indígena a dinâmica é a mesma. Já foram entregues nesses últimos anos cerca de 50 tratores e mais de 200 equipamentos agrícolas. Beneficiando mais de oito mil famílias em todo estado.
“Fico feliz em ver que uma ideia que sonhamos há cerca de dois anos atrás já é uma realidade na vida do homem do campo, e também na mesa das pessoas das cidades. Um investimento de minha autoria que se aproxima de R$ 24 milhões, entrega tratores, caminhões e outros implementos. Isso foi muito bom, porquê tirou nosso homem do campo do cabo da enxada, trabalho duro na roça e debaixo de sol quente, e hoje potencializou e aumentou a produção de frutas, verduras e hortaliças em tudo que é canto.”
O impacto em agricultura familiar feito pelo senador Chico Rodrigues está chegando agora na mesa do consumidor da cidade. Com o aumento da produção dos pequenos produtores da agricultura familiar e a possibilidade de escoar a produção graças aos caminhões e implementos que ajudam também no transporte, já se pode notar uma diminuição no valor das frutas verduras e hortaliças nas feiras locais em toda Roraima.
“Eu tenho consciência, como engenheiro agrônomo que sou, que a responsabilidade de produzir é de quem está no campo. Mas dar condições e ferramentas que ajudam e potencializam essa produção gera um circulo virtuoso. Ganha o agricultor familiar porquê têm como produzir mais e de maneira melhor, menos sofrida, e ganham as pessoas da cidade que acabam comprando os produtos mais em conta. Veja bem, antes muitos pequenos agricultores que trabalhavam sozinhos, muitas vezes produziam só para alimentar suas famílias e ainda passavam alguns apertos. Hoje eles produzem para alimentar suas famílias e ainda conseguem vender o excedente pra cidade. Gerando renda para quem trabalha no campo e economia pra quem compra na cidade. Isso pra mim, como entusiasta por Roraima é um grande orgulho. Esse trabalho não é por mim. É para melhorar a vida das pessoas. Esse é o papel do político.” Finalizou o senador de Roraima.
Agora nesta nova etapa serão entregues mais sete tratores, sete grades niveladoras, sete arados para preparação do solo e sete carretinhas para transporte da produção, num valor aproximado de quase três milhões de reais destinados pelo senador Chico. E vem muito mais por ai porque o trabalho não para.