Cidades no Piauí elegem prefeito mais velho e mais novo do país

Diferença de idade entre eles é de 66 anos.

À esquerda, Coronel Elói, com 88 anos e à direita, Juninho da Marinalva, com 21 anos — Foto: Reprodução/Internet
À esquerda, Coronel Elói, com 88 anos e à direita, Juninho da Marinalva, com 21 anos — Foto: Reprodução/Internet

A idade não foi um fator decisivo na escolha de candidatos para prefeito nas eleições deste ano. No pleito realizado no domingo (6), duas cidades do Piauí destacaram-se por elegerem o prefeito mais jovem e o mais velho do país, com uma diferença de 66 anos entre eles.

Coronel Elói (PSD), com 87 anos, foi reeleito em Barro Duro (PI), município a cerca de 100 km de Teresina. Ele obteve 50,01% dos votos, uma vantagem de apenas 32 votos sobre a segunda colocada, Cleia Abreu (MDB).

Nas cidades de Heliodora (MG) e Curral Novo do Piauí (PI), os prefeitos mais jovens das Eleições de 2024 foram eleitos. Juninho de Marinalva e Eduardo do Alex, ambos com 21 anos – idade mínima exigida para o cargo, a partir da posse.

Neste ano, oito candidatos com 21 anos ou prestes a completar essa idade concorreram ao cargo de prefeito. O mais jovem deles, Wanderson Martins Maia, atingirá a idade mínima em 25 de dezembro.

Os prefeitos eleitos em 2024 serão oficialmente diplomados pela Justiça Eleitoral em data a ser definida e tomarão posse no dia 1º de janeiro de 2025.