SAÚDE E INOVAÇÃO

Cirurgia endoscópica de coluna é uma alternativa menos invasiva para o tratamento de hérnia de disco

Pioneiro no procedimento, o Dr. Marcio Tiago de Oliveira compartilha a técnica e vantagens do procedimento.

Procedimento tem incisão mais discreta e auxílio de câmera. (Foto: Wendersol Cabral/FolhaBV)
Procedimento tem incisão mais discreta e auxílio de câmera. (Foto: Wendersol Cabral/FolhaBV)

O Dr. Marcio Tiago de Oliveira Barbosa tem 12 anos de experiência em neurocirurgia e se destaca como especialista em cirurgia endoscópica de coluna, uma técnica inovadora que tem ganhado espaço no cenário médico.

Especialista pela Universidade de São Paulo (USP), ele é o único profissional especializado nesse tipo de procedimento em Roraima.

O neurocirurgião, em parceria com o Dr. Juliano Dias, realizou a primeira cirurgia endoscópica de coluna em Roraima no ano passado, oferecendo uma alternativa menos invasiva e com recuperação mais rápida para casos de hérnia de disco.

A cirurgia endoscópica de coluna é indicada especialmente para hérnias de disco que comprimem o nervo que desce para a perna. O Dr. Marcio explica o procedimento.

O médico explica como o procedimento é realizado. (Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV)

“Através de uma incisão de 8mm, é introduzida uma ferramenta, o dilatador, que é posteriormente retirado para dar lugar ao canal de trabalho e à ótica [câmera]. O procedimento permite espaço para os instrumentos necessários na retirada dos fragmentos herniários”.

Dr. Marcio durante o procedimento (Foto: Arquivo pessoal)

Comparando com o procedimento tradicional, que envolve uma incisão aberta, retirada significativa de osso e a necessidade de colocar parafusos para estabilizar a coluna, o Dr. Marcio destaca as diferenças.

“É um procedimento minimamente invasivo, com mínima lesão tecidual. O paciente experimenta uma recuperação mais rápida, sendo liberado às vezes no mesmo dia da cirurgia. Além disso, há menos sangramento e menor risco de infecção”, finaliza o médico.