O Ministério das Comunicações adiou para o primeiro trimestre de 2024 o lançamento da infovia que liga Barcelos (AM) a Boa Vista, projeto de estrutura de cabos de fibra óptica que promete acabar com a instabilidade da internet em Roraima.
LEIA MAIS
Em nota à Folha, a pasta confirmou a informação revelada pelo governador Antonio Denarium (Progressistas) de que a seca na Amazônia paralisou o andamento do projeto que compreenderá a região de quatro municípios, que totalizam 488 mil habitantes.
Anteriormente, o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, previa a conclusão das obras até dezembro deste ano. A construção da infovia está incluída nas ações do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do governo federal, para Roraima.
A infovia 04, como é conhecida, faz parte do Programa Amazônia Integrada Sustentável, que tem o objetivo de expandir a infraestrutura de comunicações na Região Amazônica por meio da implantação de redes de transporte de fibra óptica. No total, R$ 1,4 bilhão são destinados ao programa, custeado com recursos da União e contrapartidas de origem pública ou privada.
“O Ministério das Comunicações ressalta que todas as Infovias serão concluídas e estarão em operação a partir de 2026, possibilitando à Região Amazônica ter cada vez mais conexão por fibra óptica, a fim de que as políticas públicas de conectividade significativa sejam efetivadas”, informou.