🚨 ALERTA DE ARBOVIROSES

Comitê emergencial para combater aumento de casos de dengue é criado em Boa Vista

Anúncio foi feito pela secretária Regiane Matos, durante a posse de 30 novos Agentes de Combate a Endemias (ACE) e 211 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) que irão atuar nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município

Secretária municipal de saúde Regiane Matos (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
Secretária municipal de saúde Regiane Matos (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Após receber um alerta da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) criou um comitê emergencial para combater os casos de Dengue que vem aumentando no Brasil nos últimos meses.

O anúncio foi feito pela secretária Regiane Matos, durante a posse de 30 novos Agentes de Combate a Endemias (ACE) e 211 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) que irão atuar nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

Cerimônia de posse dos novos agentes municipais (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Segundo Regiane, os novos agentes fazem parte do conjunto de medidas que serão tomadas para controlar as endemias em Boa Vista.

“Esse comitê está trabalhando com várias ações alinhadas com a atenção primária. É a Superintendência de Vigilância em Saúde em conjunto com a Superintendência de Atenção Primária trabalhando in loco”, explicou Regiane Matos.

Além da vigilância dos casos as equipes do comitê realizarão visitas nas casas para orientar a população em relação aos cuidados que devem ser tomados pela população para diminuir a propagação da dengue no município.

Novos agentes tomaram posse na manhã de hoje

Na manhã de hoje, 2, 211 novos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e 30 Agentes de Combate a Endemias (ACE) que passaram no seletivo simplificado realizado no ano passado tomaram posse dos cargos.

Ao todo, são 515 ACS e 163 ACE no quadro de profissionais da prefeitura. O atual cenário do município fica com 141 equipes e Estratégia Saúde da Família, uma média de 3 a 4 ACS por grupo.

Os novos agentes de combate a endemias chegam para reforçar o controle de casos das arboviroses, como Dengue, Zika e Chikungunya, na capital.

A nova ACS Camila Araújo, 21 anos, relata que a contratação é uma oportunidade de se aproximar mais da àrea da saúde.

“Eu estava bastante nervosa mas depois de conhecer alguns ACS´s e ver de perto o trabalho deles eu to muito feliz em poder me aproximar mais da minha àrea ne, que é enfermagem. Além de vir para somar no trabalho deles e ajudar na saúde da população”, explicou a jovem animada.

Camila Araújo, tomou posso como ACS na manhã de hoje (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

A jovem atuará no bairro Paraviana, relata que segundo os ACS antes o trabalho estava difícil para a quantidade que tinha, mas que com a chegada de 10 novos agentes na Unidade irá facilitar o trabalho de todos.