ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Confira dicas de como fazer seu suco ser mais saudável sem perder nutrientes

Bater a fruta ou verdura no liquidificador e coar o líquido reduz a quantidade de fibra e isso faz muita diferença no consumo de alimentos

Bater a fruta ou verdura no liquidificador e coar o líquido reduz a quantidade de fibra Foto: Divulgação
Bater a fruta ou verdura no liquidificador e coar o líquido reduz a quantidade de fibra Foto: Divulgação

Existe um ditado bem antigo que diz “quando a vida lhe der limões, faça uma limonada”. A moral da história é que quando algo ruim lhe acontece, transforme essa situação em algo positivo. Mas no caso de transformar as frutas em suco, nem sempre essa é a melhor opção.

É claro que a opção de tomar suco ao invés de refrigerantes, sucos de caixinha ou outras bebidas industrializadas é muito melhor em comparação, porém, a melhor escolha mesmo é optar pela fruta ou vegetais in natura.

Segundo a nutricionista Natalie Romito, bater a fruta ou verdura no liquidificador e coar o líquido reduz a quantidade de fibra e isso faz muita diferença no consumo de alimentos. Isso acontece porque muitos antioxidantes estão presentes na fibra e quando há essa remoção, há perda de nutrientes. Além disso, a fibra é responsável também pela saciedade e auxilia na digestão, redução do colesterol e estabilidade do açúcar no sangue.

Outro ponto complexo é o tamanho da porção. Ainda segundo a nutricionista, uma pessoa deve consumir um percentual diário de frutas e vegetais: um copo de fruta (que equivale à uma maçã, uma banana pequena, oito morangos ou 16 uvas); ou meio copo de vegetais cozidos (metade de uma batata doce ou um milho pequeno); ou um copo de vegetais crus (metade de um pimentão ou seis floretes de brócolis).

Incluir outras frutas e vegetais no seu suco irá turbinar a bebida com novos nutrientes (Foto: Divulgação)


Quando você transforma esse alimento em suco, é mais provável que o consumo seja maior. “A maioria das pessoas não vai comer três ou quatro maçãs de uma vez. Mas é fácil de beber o mesmo equivalente se for um suco de maçã”, explica. “Quando não há mastigação você acaba ultrapassando alguns mecanismos naturais do corpo que auxiliam a regular sua alimentação”, completa.

A nutricionista alerta, ao final, que frutas, vegetais e legumes são sempre uma escolha mais saudável e embora os sucos sejam outras opções também mais saborosas, elas não devem ser a sua única forma de consumo de verduras.

Confira dicas de como fazer seu suco ser mais saudável

Incluir vegetais frescos e não só fruta
Isso auxilia a cortar a quantidade de açúcar. Um exemplo são os sucos de laranja com cenoura ou de maracujá com couve.

Não precisa adicionar açúcar
Uma dica é escolher frutas naturalmente mais doces ou trocar a água por água de coco

Tomar o suco na hora
Assim que você finalizar a batida das frutas e vegetais, sirva o suco e beba logo na sequência. O valor nutricional reduz drasticamente com o passar do tempo.

Faça porções pequenas
Reduza a quantidade de frutas por porção e faça o equivalente para o consumo naquele momento, sem deixar ‘sobrar’ para tomar depois.