Os modelos iPhone 8, iPhone X e anteriores não serão mais atualizados em 2023, ou seja, não irão receber o iOS 17, anunciado em junho durante a WWDC 2023. O novo sistema operacional vai trazer recursos otimizados e novas ferramentas, mas apenas para iPhones lançados a partir de 2018. Logo, somente celulares a partir do iPhone XS receberão o sucessor do iOS 16.
A versão mais recente do sistema da maçã se encontra em fase de testes e está disponível na modalidade beta desde o dia 5 de julho. Apenas usuários cadastrados no programa de testes da gigante de Cupertino têm acesso à versão. Segundo as projeções, a ampla distribuição do iOS 17 deve começar a partir da comercialização do iPhone 15, estimada para setembro deste ano.
Entenda o ciclo de atualizações
O ciclo de atualizações da Apple dura, em média, cinco anos. Entretanto, à medida que os anos passam, os celulares tendem a ficar obsoletos e, por isso, deixam de acompanhar algumas novidades trazidas em sistemas mais novos. Como os telefones antigos passam a ter limitações cada vez maiores em relação aos smartphones recentes, a fabricante deixe de oferecer suporte a eles.
O encerramento do período de atualizações não é exclusivo da Apple. Em telefones com o sistema Android, esse ciclo costuma ser ainda menor, com 2 a 3 anos de duração. Confira quais iPhones irão e não irão receber a nova versão do iOS:
iPhones que vão receber o novo iOS
- iPhone 8;
- iPhone 8 Plus;
- iPhone X;
- iPhone SE.
iPhones que receberão a atualização
- iPhone XS e iPhone XS Max;
- iPhone XR;
- iPhone SE 2020;
- iPhone SE 2022;
- iPhone 11, iPhone 11 Pro e iPhone 11 Pro Max;
- iPhone 12, iPhone 12 Mini, iPhone 12 Pro e iPhone 12 Pro Max;
- iPhone 13, iPhone 13 Mini, iPhone 13 Pro e iPhone 13 Pro Max;
- iPhone 14, iPhone 14 Plus, iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max.