Durante esta semana, o município de Caroebe sedia o curso inicial de capacitação dos conselheiros e conselheiras tutelares recém-eleitos. O Curso, fruto da colaboração entre o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCAR), a Universidade Estadual de Roraima (UERR), o Instituto Federal de Tecnologia e Educação (IFRR) e a Secretaria do Estado do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes) do Governo de Roraima, também abrange profissionais dos municípios de São João da Baliza, São Luiz e Rorainópolis.
O secretário executivo do Cedcar, André Lucas Paz, anunciou que outros três encontros serão realizados, abrangendo diferentes regiões do estado. O primeiro, sediado em Amajari, abrangerá Pacaraima e Uiramutã. O segundo, em Bonfim, envolverá os municípios de Normandia. Por fim, com sede em Iracema, os municípios de Caracaraí, Mucajaí e Alto Alegre serão contemplados.
André Lucas Paz ressaltou que Boa Vista já realizou sua capacitação, enquanto o Cantá planeja marcar uma data para o treinamento. O conselheiro do Cedcar do Fórum DCA e do Conanda, Paulo Thadeu Franco das Neves, destacou a importância desse treinamento para os conselheiros tutelares eleitos, tanto titulares quanto suplentes, que participam da capacitação dividida em quatro regiões do estado.
A caravana de capacitação, segundo Paulo Thadeu, proporciona a troca de experiências entre conselheiros tutelares reeleitos e aqueles eleitos pela primeira vez, enriquecendo o processo formativo. João Paulo Maia, Gerente do Abrigo Casa Lar e facilitador da capacitação, enfatizou que essa troca fortalecerá a ação dos conselheiros tutelares.
Na próxima semana, a caravana da capacitação seguirá para a Vila Brasil, município do Amajari, consolidando o compromisso com a formação contínua e aprimoramento do sistema de proteção infantil em Roraima.