No Brasil os estabelecimentos comerciais não precisam de qualquer tipo de licença para vender bebidas alcoólicas e cigarros. No entanto, segundo o artigo 81 da Lei Federal nº 8069/1990, sua venda é proibida a crianças e adolescentes.
O não cumprimento dessa lei, em função da pouca fiscalização dos órgãos públicos, faz com que o uso de bebidas alcoólicas seja altamente prevalente entre os adolescentes brasileiros, representando um problema social e de saúde no Brasil, principalmente em áreas urbanas.
Dados levantados pelo INPAD (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Políticas Públicas do Álcool e outras drogas) revelaram que mais da metade dos adolescentes entrevistados eram usuários regulares de bebidas alcoólicas e que um em cada dez era dependente.
Para falar sobre o assunto, o programa Quem é Quem desta terça-feira, 22, entrevista o pneumopediatra João Paulo Lotufo, que é representante da Sociedade Brasileira de Pediatria nas ações de combate ao álcool, tabaco e drogas.
Sintonize na frequência 100.3 ou acompanhe a programação da Rádio Folha FM no Facebook ou pelo aplicativo Folha BV Play.