GARIMPO 1

Um material de divulgação enviado ontem, pelo Ministério da Defesa, à imprensa local, faz uma prestação de contas da atuação das Forças Armadas durante a força tarefa promovida pelo Governo Federal para repressão do garimpo na Terra Indígena Yanomami. Entretanto, se bem analisados, os dados informados não são tão expressivos. Um deles é a apreensão de apenas 1.859 gramas de ouro ilegal em nove meses.

GARIMPO 2

Outra questão diz respeito ao número de garimpeiros detidos. Quando instalada a força tarefa, o próprio Governo Federal divulgou que seriam em torno de 20 mil pessoas atuando ilegalmente na área, mas apenas 164 foram presos, conforme os militares. Ainda conforme o release, foram apreendidas 48 toneladas de cassiterita e 1.120 equipamentos utilizados nos 22 garimpos ilegais.

RORAINÓPOLIS

O prefeito James Batista e aliados estão preparando um grande evento de filiação, simbólica, conforme fontes, da esposa Paula Batista ao partido Podemos, do deputado estadual Renato Silva. A festança deve acontecer neste sábado, dia 4, em Rorainópolis, onde ela pretende disputar a Prefeitura no ano que vem. Ela teria o apoio do deputado federal Duda Ramos (MDB) para a empreitada.

AMAJARI

O partido Novo lançou, essa semana, a pré-candidatura do médico Pedro Sarmet de Barros à prefeitura do município de Amajari. A informação foi confirmada à Parabólica pelo presidente regional da sigla, Ozéas Colares. Além dele, a atual prefeita Núbia Lima (MDB) deve sair candidata à reeleição, e o empresário Adelson Soriano, que possui uma pousada na Serra do Tepequém, tem demonstrado intenção na disputa.

NOVO

O Partido Novo, conforme Ozéas Colares, começou o processo de organização visando as eleições do ano que vem com foco na filiação de jovens para participar do processo eleitoral e, para isso, aposta na posse de Gabriela Martins, coordenadora do movimento Students For Liberty Brasil, como presidente da Juventude do Partido. Segundo ele, o grupo terá candidatos a vereador em todos os municípios roraimenses.

SESSÕES

Na sessão de ontem da Assembleia Legislativa, foi anunciada a suspensão das sessões plenárias da próxima semana, devido à participação da maioria dos deputados estaduais na 26ª Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). O evento acontece em Fortaleza, no Ceará, entre os dias 8 e 10 de novembro, debatendo temas como segurança nas escolas e mudanças climáticas.