ELEIÇÕES 2024

Denarium confirma apoio a Catarina Guerra para pré-candidata a prefeita de Boa Vista

Apesar do apoio do governador de Roraima, deputada estadual de Roraima ainda não conseguiu o apoio do próprio partido

A deputada estadual Catarina Guerra com o governador Antonio Denarium em discurso de lançamento de sua pré-candidatura (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
A deputada estadual Catarina Guerra com o governador Antonio Denarium em discurso de lançamento de sua pré-candidatura (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

O governador Antonio Denarium (Progressistas) confirmou oficialmente nesta quinta-feira (7) que apoia a deputada estadual Catarina Guerra (União Brasil) como pré-candidata para prefeita de Boa Vista nas eleições de 2024.

“Tenho certeza que nós vamos fazer uma campanha vitoriosa e logo estaremos comemorando os resultados da nossa eleição”, destacou Denarium.

O evento também contou com o vice-governador Edilson Damião (Republicanos), os senadores Mecias de Jesus (Republicanos) e Hiran Gonçalves (Progressistas), vereadores como o presidente da Câmara Municipal de Boa Vista, Genilson Costa (Solidariedade), além de secretários e deputados estaduais e prefeitos.

Ex-pré-candidato do grupo, o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), deputado Soldado Sampaio (Republicanos), afirmou categoricamente à Folha que os 24 parlamentares estaduais irão apoiar Catarina para prefeita.

“Catarina tem uma relação de amizade e convivência muito boa com os deputados. Não tenho dúvida. Existe uma ou outra questão partidária, mas o coração de todos os deputados estaduais está focado e abraçado com Catarina”, afirmou Sampaio.

Em seu discurso, Catarina Guerra agradeceu ao governador pelo convite e se disse “capaz” e “preparada” para o desafio, considerando os seus trabalhos realizados na ALE-RR. “Me sinto pronta, prepara e capaz para assumir esse desafio e mais do que isso, cumprir dia a dia a missão deste município”, afirmou.

Ela afirmou que é preciso de políticas voltadas para as pessoas da cidade, em vez apenas da estrutura, o que soa como uma crítica velada à gestão do prefeito Arthur Henrique (MDB). “A gente precisa de uma cidade para as pessoas, feita para nós, onde tenha qualidade de vida e saúde com eficiência para nossas crianças”, declarou.

Sem apoio do próprio partido

A deputada estadual Catarina Guerra em discurso de lançamento de sua pré-candidatura (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

À Folha, o deputado federal Nicoletti, presidente estadual do União Brasil, reiterou que mantém sua própria pré-candidatura como decisão da executiva nacional do partido, e disse que Catarina poderá responder a um processo do partido por infidelidade partidária na Justiça Eleitoral.

“Ela terá que se filiar em outro partido para se candidatar, o que ensejará na perda do seu mandato de deputada estadual, por infidelidade partidária. No sistema representativo, aplicável aos cargos de vereador, deputado estadual e federal, o mandato pertence ao partido, já que as vagas são definidas pelo conjunto de votos do partido, e não pelos votos individuais dos candidatos”, disse o parlamentar.

Questionada sobre a ameaça do líder de seu partido, Catarina disse ter esperança de ainda contar com o apoio dele. “Momento oportuno da escolha se trata apenas no período da convenção, ter esse apoio que me deixa ainda mais engrandecia e honrada, mas que estejamos à disposição pra dialogar e da melhor forma de construção para alinhamento desse trabalho”, disse.

Quem é Catarina Guerra

Catarina Guerra nasceu em Boa Vista em 28 de janeiro de 1986. É advogada, casada e mãe de duas filhas. É filha de Chico Guerra, ex-deputado estadual constituinte e ex-presidente da ALE-RR. Aos 38 anos, está em seu segundo mandato consecutivo como deputada estadual.

No Legislativo estadual, a parlamentar presidiu a Escolegis (Escola do Legislativo), foi a terceira-secretária da mesa diretora, presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final, ocupou a função de vice-presidente da Comissão de Ética Parlamentar e foi vice-presidente de Assuntos Sociais da Secretaria de Cuidado e Prevenção à Depressão, Suicídio e Drogas da Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais).