DICAS PARA CASA: Saiba como prolongar a vida útil das roupas com cuidados simples e práticos

Sempre fique atento às etiquetas que indicam o tipo de lavagem indicada para cada tecido

Confira agora como adotar dicas práticas e garanta um prolongamento da vida útil das roupas (Foto: Raisa Carvalho)
Confira agora como adotar dicas práticas e garanta um prolongamento da vida útil das roupas (Foto: Raisa Carvalho)

Alguns tipos de tecidos delicados são difíceis de manter por muito tempo por conta da facilidade com que estragam, como a renda e o cetim. Por isso é importante adotar algumas regras básicas para prolongar a vida útil das roupas, economizar e evitar desperdício.
As formas mais comuns estão ligadas ao jeito que os tecidos são lavados, secados e armazenados dentro da sua casa, levando em consideração o seu tipo, sendo algodão, sintético ou jeans.

Confira agora como adotar dicas práticas e garanta um prolongamento da vida útil das roupas:

  1. Lave os tecidos da forma correta
    Sempre fique atento às etiquetas que indicam o tipo de lavagem indicada para cada tecido. O algodão pode ser lavado com água morna e sabão neutro. Roupas de lã na lavagem à seco. Já os itens sintéticos ou jeans devem ser lavados do avesso para evitar danos. Tecidos delicados como renda, linho e chiffon devem ser lavados à mão e em água fria, evitando torcer, deixando alguns minutos previamente de molho.
  2. Deixe secar de acordo
    Tecidos mais delicados não devem ir direto ao sol, por exemplo, sendo indicado a sombra. No caso da renda, o ideal é colocar a peça estendida sobre uma toalha. Já o jeans e o algodão podem secar ao ar livre, de preferência, não diretamente no sol forte.
  3. Cuidado com o ferro quente
    Tecidos leves como o cetim e chiffon só podem ser passados com um pano úmido entre o ferro e a roupa para evitar danos. Queimar uma peça pode inclusive formar buracos na roupa e derreter o tecido. O cuidado deve valer também para as máquinas tipo lava e seca.
  4. Saiba conversar seus itens no guarda-roupa
    Tem muita gente que armazena roupas em sacolas de plástico no armário, especialmente itens que não são utilizados com certa constância. Mas o indicado são sacos de TNT para facilitar a respiração da peça e impedir a umidade. No caso do couro, o item deve ter uma capa de proteção e ser retirado ocasionalmente do armário para arejar.
  5. Armazene corretamente itens de inverno
    Se você tem casacos pesados para viagem, o ideal é armazenar suas peças de forma correta para evitar mofo, fungos e traças. Lave as peças antes de guardar e coloque em um saco de proteção, para evitar o desgaste.