Geral

Diretor do Inope diz que temática econômica decidiu eleições em Roraima

Inope em parceria com a Folha conseguiu mostrar o resultado da eleição com quase 100% de acerto

O programa Agenda da Semana deste domingo, 9, apresentado pelo economista Getúlio Cruz, que foi ao ar pela Rádio Folha FM 100.3, entrevistou o diretor do Instituto de Pesquisa do Norte (Inope) Edvaldo Sousa. 

“Quero agradecer a parceria com a Folha, que já são alguns anos, somente aqui no estados fizemos pesquisa em sete campanhas e todas com a Folha como parceria. Quero agradecer as pessoas nos municípios, que nos recebem bem e participam de nossas pesquisas e nos apoiaram nos resultados”

Edvaldo explicou que para ele, a temática econômica foi o que definiu o resultado das eleições.

“Denarium desde antes da campanha eleitoral iniciar já estava com essa vantagem que teve no final em nossas pesquisas. Tudo graças a questão economia. Ele conseguiu estabilizar a economia em nosso estado com pagamento de salário, geração de empregos e isso se refletiu que ele quase não tinha rejeição ao contrário de sua opositora. Então a temática econômica foi o que definiu a eleição para o resultado ser o que foi logo no primeiro turno”

O presidente do Inope falou sobre a credibilidade conquistada pelo Instituto, que acertou quase 100% o resultado da última eleição.

“Na verdade, eu tenho uma história na Educação. Eu comecei muito cedo, fui aprovado em mais de 14 concursos e além de pedagogo, eu sou físico. Sou formado em ciências políticas, e criei o instituto buscando mostrar bons resultados com muito trabalho, determinação e credibilidade”

Ele informou que sabe da sua responsabilidade com o resultado da pesquisa e disse que sempre trabalhou para preservar a credibilidade como ponto principal.

“Estou muito satisfeito com o resultado dessa que foi a maior campanha que nós fizemos até hoje No estado, temos mais ou menos 98% de confiança no Inope, pois estamos fazendo um bom trabalho já tem alguns anos. Agora estamos iniciando os preparativos para a campanha municipal de 2023. Nós vivemos a pesquisa, analisando dados, distribuição, a metodologia, seus cenários, tudo isso é muito importante”

Edvaldo Sousa explicou que preza pelos projetos futuros para o Instituto de Pesquisa e a credibilidade é o ponto forte do trabalho do Inope.

“Não tem dinheiro que pague pela verdade. Queremos mostrar a qualidade do nosso trabalho. Minha equipe passa três meses no mesmo local, entrevistamos pessoas em vários horários, Aprendemos a cada dia com o trabalho e agora conhecemos o cenário político, criamos estratégias, trabalhamos com mercado, lógica e conseguimos fazer com que os dados que coletamos façam sentido. Hoje temos condições de fazer todas s pesquisas e não apenas políticas. Ano passado fizemos 13 pesquisas com vários temas desde agricultura familiar, saúde, educação externa, política, infraestrutura. Conseguimos um bom Now How e nossos resultados antes do início da campanha já mostrava o resultado como seria. Estamos felizes com o resultado do nosso trabalho” concluiu Edvaldo Sousa.