É falsa postagem que atribui a candidato pedido para suspender shows

Folha explica em três pontos por que a informação é fake news

Após a Folha divulgar a decisão judicial que suspendeu o show dos cantores Gusttavo Lima e Solange Almeida em São Luiz (RR), uma falsa postagem com a notícia veiculada no portal começou a circular nas redes sociais.

LEIA MAIS: Prefeito defende capacidade de realizar shows de Gusttavo Lima e Solange

O título da matéria, conforme o print, é: “Justiça aceita pedido de Hiran Gonçalves e cancela show de Gustavo Lima”. A postagem, no entanto, é mentirosa e a Folha explica por que em três pontos.


Falsa postagem do lado esquerdo; verdadeira postagem do lado direito (Foto: Reprodução)

Autor do pedido

A informação de que o deputado federal candidato ao Senado nas eleições deste ano teria pedido a suspensão dos shows é mentirosa, uma vez que o pedido protocolado na Justiça de Roraima foi feito pelo MPRR (Ministério Público de Roraima). Além disso, o título original da reportagem, na verdade, é “Justiça manda cancelar show de Gusttavo Lima em São Luiz”, que pode ser conferida neste link.

Fonte

Chama a atenção a péssima qualidade da fake news. Primeiro, porque a fonte Arial Std Narrow Bold, usada para adulterar o título na postagem, não é a mesma padrão utilizada, que é a Myriad Regular para quem visualiza as notícias pelo celular. Sem contar o tamanho da tipografia e seu estilo.

Ademais, geralmente, ao printar a tela de um celular, todos os detalhes da imagem gerada costumam perder qualidade. Mas na postagem compartilhada, a fonte do título é perfeitamente legível, o que indica a falsidade.

Nome artístico errado

O falsificador da notícia da Folha também errou o nome artístico do cantor sertanejo, escrito com dois “T”, sendo, portanto, Gusttavo Lima. Na falsa postagem, o primeiro nome possui apenas um “T”, sendo, então, Gustavo.

Conclusão

É fake a postagem veiculada nas redes sociais nesta quarta-feira (14). A Folha, além de repudiar a falsa informação ainda envolvendo o portal, orienta os leitores a denunciar as mentiras e que, em caso de postagens suspeitas, procure se informar por meio do portal folhabv.com.br. Além disso, disponibiliza o número (95) 99971-5300 para sugestões de checagem.

Em época de fake news, o papel do jornalismo profissional tem se tornando cada dia mais essencial por ser um dos maiores aliados da verdade e, claro, um dos maiores inimigos da mentira. A Folha, em 38 anos de história, é um veículo de comunicação roraimense com tradição, imparcialidade e credibilidade que entende essa missão e está a serviço da sociedade contra as fake news.