A professora e candidata à reitora da Universidade Estadual de Roraima (UERR), Enia Maria destacou compromisso e incentivo aos professores como proposta para administração da instituição de ensino superior pela chapa Renovação Já. Enia esteve no Agenda da Semana, da rádio Folha FM 100.3, desse domingo (22), que abriu espaço para todas as chapas concorrentes à reitoria da UERR.
A professora apontou a baixa procura de alunos por cursos da graduação e que isso se daria por pouco incentivo aos docentes. A principal proposta dela é que a pós-graduação seja destaque para formar bons professores para a educação básica.
“É importante destacar o valor da universidade estadual na pós-graduação porque é ela que está formando profissionais para estarem na ponta, na educação básica. A educação básica tem que ser um objetivo maior da universidade porque quando eu melhoro a educação básica, eu vou ter melhores alunos para ingressarem na universidade. Quando eu coloco o meu professor formado [na pós para dar aula] na educação básica, eu vou dar uma visão maior da universidade dentro dessa faixa”, explica Enia.
A candidata também considera importante a valorização e incentivo aos professores pesquisadores. Para Enia é um problema que professores não consigam ir à capacitações em outros estados ou manter programas de pós-graduação.
Propostas para contribuição da UERR na sociedade
Enia também apontou que a Universidade Estadual de Roraima precisa estar presente nos municípios do estado. Segundo ela, atualmente somente os campi de Boa Vista e Rorainópolis funcionam efetivamente.
“Acho que nós precisamos parar, analisar e repensar o papel da universidade porque é uma instituição que o Estado precisa usar mais, no sentido que ela tem um corpo docente altamente qualificado e ela tem condições de estar presente nesses municípios oferecendo ensino, pesquisa e extensão”, afirma a professora.
Para a candidata, há várias instituições que oferecem parceria para ampliar o ensino à todo o estado, o que falta é o firmamento desses acordos. Outras propostas de Enia Maria estão disponíveis na entrevista completa. Confira!
Eleições UERR 2023
As eleições para gestão da Universidade Estadual de Roraima acontecem na próxima quinta-feira (26). De acordo com o vice-reitor, Cláudio Delicato, alunos, técnicos e professores aptos a votar devem fazer a escolha da chapa durante todo o dia, pelo celular.
Para informar além da comunidade acadêmica, o programa Agenda da Semana ouviu todas as chapas concorrentes:
- Chapa 01 – Gestão e Inovação: Cláudio Delicato, candidato a reitor, e Edson Damas, a vice-reitor;
- Chapa 02 – Renovação Já: Enia Maria, candidata à reitora, e Iris Ramírez, à vice-reitora;
- Chapa 03 – Humana e Transparente: Elialdo Rodrigues, candidato a reitor, e Jairzinho Rabelo, a vice-reitor.