CASO ALZENIR VITOR

Embolia pulmonar durante cirurgia plástica: Conheça os riscos

Complicação foi responsável pela morte de Alzenir Vitor da Silva, que realizou procedimento estético em clínica clandestina em Boa Vista.

Médico explica causa da complicação que matou mulher que fez lipoaspiração em clínica clandestina. Foto; Reprodução/Internet
Médico explica causa da complicação que matou mulher que fez lipoaspiração em clínica clandestina. Foto; Reprodução/Internet

A embolia pulmonar ocorre quando um coágulo (trombo) que está fixo em uma veia do corpo se desprende seguindo pela circulação até o pulmão, obstruindo a passagem de sangue por uma artéria. De acordo com o Instituto Médico Legal de Roraima (IML), complicação foi causa da morte de Alzenir Vitor da Silva, de 44 anos, que realizou um procedimento de lipoaspiração em uma clínica clandestina no bairro Caimbé.

Para entender mais sobre esse fenômeno e sua causa, a FolhaBV entrevistou o cirurgião, Dr. Elias Carvalho, que explicou que a complicação ocorre pela falta de circulação sanguínea no corpo.

“Os trombos vão obstruir as artérias pulmonares, dificultando a troca gasosa para o corpo e, por consequência, a respiração. Cirurgias, sejam plásticas ou não, não causam o tromboembolismo pulmonar. O que causa é a total imobilidade do paciente, devido a anestesia geral, que dificulta a circulação, pela falta de contração e movimento. Isso gera os trombos”

Carvalho explica que para evitar a criação dos trombos, é utilizado um equipamento específico, que estimula a circulação no corpo.

“Para evitar essa complicação, nós utilizamos o Sequel, que é um equipamento, uma espécie de meia pneumática, que fica apertando e soltando a perna, estimulando a circulação. Utilizamos tanto em cirurgias longas quanto curtas”

O médico aponta que o tromboembolismo também pode ocorrer na fase de recuperação. Ele finaliza apontando os sinais a serem observados.

“No pós-operatório, costumamos indicar a caminhada, tomar bastante água, se atententar aos sintomas, que são tosse seca, dor no peito ao respirar, sensação de desmaio, palidez, ressecamento da pele e tonturas que não melhoram”

CASO ALZENIR VITOR

Alzenir Vitor da Silva, de 44 anos, morreu no Hospital Geral de Roraima (HGR) após ter se submetido a procedimento de lipoaspiração em uma casa onde funcionaria uma suposta clínica de estética no bairro Caimbé, na zona Oeste de Boa Vista. A Delegacia Geral de Homicídios (DGH) investiga o caso. Até o momento, não houve prisões de suspeitos de ter causado a morte da mulher. Estabelecimento era clandestino e suposto médico não possuía qualificação para realização do procedimento.

Leia mais