POLÍCIA FEDERAL

Emissão do novo passaporte brasileiro está prevista para segunda quinzena de setembro

Modelo atual segue com fluxo normal de emissão. Espera para agendamento é de menos de dois dias.

Emissão do novo passaporte brasileiro está prevista para segunda quinzena de setembro


Com previsão do início do fornecimento para setembro do ano passado, a emissão do novo passaporte brasileiro está atrasada em 11 meses. Até o momento, nenhum passaporte do novo modelo foi confeccionado. Nova previsão é para segunda quinzena de setembro.

De acordo com a Polícia Federal, os processos licitatórios têm atrasado a confecção. A coorporação reforça que tem trabalhado, em parceria com outros órgãos para que as emissões tenham início breve.

“A Polícia Federal, em parceria com a Casa da Moeda Brasileira (CMB) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE), tem trabalhado diuturnamente para dar início o mais breve possível à emissão do Novo Passaporte Brasileiro (…) As licitações de insumos e testes técnicos para a nova caderneta têm alterado o cronograma”

À época do seu anúncio, o governo federal afirmou que o modelo a ser lançado pretende “se tornar uma referência para o mundo”. O documento é temático e homenageia as diferentes regiões do Brasil por meio de representação de biomas e da cultura do País. Além disso, os dispositivos de segurança são considerados os mais modernos da atualidade.

a emissão do passaporte atual acontece normalmente. Segundo a Polícia Federal, apesar de um aumento na procura, a fila de espera é a menor da história.

“Registra-se apenas 1,7 dia de espera, em média, para que o cidadão brasileiro possa agendar seu atendimento. Na grande maioria dos postos é possível agendar para o dia seguinte sua ida ao Posto de Emissão de Passaporte da PF mais próximo”, diz a corporação.