BEM-ESTAR

Escalda-pés ajuda a combater o estresse do dia-a-dia. Saiba como fazer

Prática milenar ajuda no relaxamento e alívio de tensões.

Prática milenar pode ser acrescida de sais, óleos essenciais e pétalas de flores - Foto: Reprodução/Internet
Prática milenar pode ser acrescida de sais, óleos essenciais e pétalas de flores - Foto: Reprodução/Internet

O escalda-pés é uma prática presente em várias tradições e civilizações ao redor do mundo. Há registros de que há mais de cinco mil anos, a técnica já era utilizada para limpeza e, acima de tudo, relaxamento. Com os estímulos e estresse da vida moderna, a prática pode ser uma boa saída para aliviar as tensões do dia. Saiba como fazer:

Como funciona o escalda-pés?

Quando adicionamos sais em água, eles se dissociam formando íons que conduzem energia elétrica. Quando mantemos os pés nessa solução, a força gerada pelos íons dispersos na água faz com que os íons das células do corpo humano migrem na direção dessa força externa. Essa migração pode causar alterações fisiológicas em vários níveis do organismo.

Benefícios

Ajuda na regulação da pressão arterial
A água quente pode ajudar a dilatar os vasos sanguíneos, melhorar a circulação e a pressão arterial.

Diminui o inchaço
Por promover melhora na circulação, o escalda-pés também ajuda a diminuir o acúmulo de líquidos no corpo, que causa a maioria dos inchaços.

Analgésico
Ajuda a aliviar e tratar os sintomas de dores nas articulações, cansaço muscular, mialgias, cólicas menstruais e artrite. O calor também pode aliviar a dor e desconforto de cãibras musculares, principalmente para pessoas que passam muitas horas em pé ou usam salto alto com frequência.

Relaxamento
O contato dos pés com a água morna ajuda o corpo a relaxar, o que melhora muito a sensação de bem-estar depois de um dia cansativo.

Como fazer?

Você precisará de uma bacia com capacidade para submergir os pés até os tornozelos. Já a temperatura da água deve estar entre 36°C e 46° C, de acordo com a sensibilidade da pele. Você pode adicionar sais e óleos essenciais para enriquecer a experiência e garantir o máximo de relaxamento.

A duração ideal para a prática é de 20 minutos, retirando os pés da água antes que ela esfrie