Tomar café pela manhã ou logo após o almoço já é um sinal de rotina entre muitos brasileiros, porém, o consumo da bebida precisa ser feito de forma equilibrada para não ser prejudicial ao seu organismo. Especialistas apontam, inclusive, que há uma quantidade correta de consumo diário de café e um horário mais certo. A surpresa é que não se trata do primeiro horário e sim por volta das 09h30 da manhã.
Qual é o melhor horário?
De acordo com a agência federal de Alimentação do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, não se deve tomar café logo cedo por um motivo: o nível de cortisol, também conhecido como hormônio do estresse. O percentual é mais alto pela manhã e vai diminuindo ao longo do dia. O café, por ser uma bebida que deixa a pessoa mais acelerada, pode causar estresse desnecessário se consumido logo cedo.
Recomendação
A recomendação é ingerir a bebida por volta das 09h30 até às 13h. Outro alerta é para consumir a bebida até as 16h, para quem dorme às 22h, para que o corpo consiga metabolizar a cafeína e não afetar o seu sono.
Com relação à quantidade ideal, a agência aponta que o consumo deve ser de aproximadamente quatro xícaras de café coado para um adulto com uma dieta normal. O mesmo vale para seis doses de café expresso, onde a bebida está em menor quantidade, mas é mais concentrada. O máximo é um percentual de 400 mg de cafeína por dia.
Vale ressaltar que essa quantidade é o recomendado para adultos, não adolescentes e nem pessoas com problemas de digestão. Os mais jovens podem consumir o que representa uma xícara por dia. Outro alerta é para gestantes, que devem consumir apenas 200 miligramas da bebida por dia.