O ex-vice-governador de Roraima, Frutuoso Lins, 55, pediu desfiliação do PL, o partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, e se filiou ao Novo. Com o anúncio feito pelo partido nesta quinta-feira (18), nas redes sociais, Lins não irá mais disputar a Prefeitura de Boa Vista nas eleições deste ano.
Como a filiação foi feita fora da janela partidária, o médico ginecologista e mastologista não poderá concorrer a nenhum dos dois cargos do próximo pleito municipal. Segundo apuração da Folha, o partido de Bolsonaro articula para emplacar o pré-candidato a vice na chapa do prefeito Arthur Henrique (MDB), que buscará a reeleição.
“Quem vê de fora pode até achar que é, mas eu que convivi internamente com o Partido Liberal – PL/RR, sei que desvirtuou para muito longe com as tratativas e objetivos pessoais de seu Presidente Regional”, escreveu Frutuoso na publicação.
No Novo, a intenção do ex-vice-governador é disputar o Governo de Roraima em uma eleição suplementar decorrente de possível cassação do governador Antonio Denarium (Progressistas) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Frutuoso já esteve em partidos como PSL – pelo qual foi eleito vice-governador na chapa de Denarium em 2018 e rompeu com o governador ainda no primeiro ano de mandato – e MDB, onde disputou o cargo de deputado federal em 2022, tendo ficado como terceiro suplente da legenda com 3.913 votos.
Com a desistência, Boa Vista passa a ter, neste momento, ao menos cinco pré-candidatos a prefeito conhecidos: Arthur Henrique, Catarina Guerra (União Brasil), Lincoln Freire (PSOL), Mauro Nakashima (PV) e Nicoletti (União Brasil).