Família denuncia HGR por infestação de formigas em quarto e cama de paciente idoso

a Secretaria de Saúde informou, por meio de nota, que irá averiguar o caso e investigar a conduta da profissional

O paciente sofreu picadas de formiga (Foto: Arquivo pessoal)
O paciente sofreu picadas de formiga (Foto: Arquivo pessoal)

Uma infestação de formigas atingiu o quarto do idoso João Feitosa Alves, de 90 anos, que está internado no bloco E do Hospital Geral de Roraima (HGR). Segundo o neto dele, Wallace Feitosa, os insetos surgiram perto das janelas, nessa terça-feira (7), e conseguiram chegar até a cama do paciente, que apresentou inchaços na pele devido às picadas.

Wallace, de 30 anos, acredita que o surgimento das formigas pode ser justificado pela falta de dedetização e limpeza adequada nos leitos do hospital. Ao pedir providências para a equipe, o neto de João afirmou que uma enfermeira teria dito para ele procurar as autoridades.

“Quando as formigas chegaram na cama dele e a gente chamou a enfermeira, ela falou para a gente chamar uma autoridade. Só que quem tem que fazer esse serviço é ela e não outra pessoa. Depois ela limpou a cama com álcool em gel, mas não quis dar banho nele, porque é programado para a tarde. A gente pediu o banho porque tinham formigas no meu avô, mas não deram”, relatou.

Vídeo: Arquivo pessoal

O que diz a Sesau

Procurada, a Secretaria de Saúde informou, por meio de nota, que irá averiguar o caso e investigarr a conduta da profissional. Se necessário, afirmou que irá adotar as medidas administrativa cabíveis, conforme as normas e procedimentos do órgão.

Confira a nota na íntegra:

A Secretaria de Saúde informa que realiza, diariamente, a limpeza e higienização de todos os leitos do Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento. Em relação ao caso mencionado, esclarece que está sendo devidamente averiguado.

Ressalta que a conduta do profissional envolvido será analisada, e, se necessário, serão adotadas as medidas administrativas cabíveis, em conformidade com as normas e procedimentos da Secretaria de Saúde.

A Sesau reforça a importância de que pacientes e familiares registrem quaisquer reclamações diretamente junto à Direção Geral do hospital ou por meio da Ouvidoria. Esses canais estão disponíveis para assegurar a resolução adequada de demandas e aprimorar os serviços prestados à população.