O cancelamento de passagens aéreas dois dias antes da data marcada para a viagem gerou transtorno aos clientes de uma consultora de viagens que atua na vila de Nova Colina, em Rorainópolis. A viagem era para acontecer hoje, 28, e foi cancelada na terça-feira, 26, sem uma justificativa exata para o problema.
Segundo a consultora, que não quis ser identificada, a empresa relatou que o cancelamento das passagens pode ter ocorrido pela mudança de taxas tarifárias ou a não disponibilidade de vôos na companhia aérea para a data, mas que iria realizar o reembolso dos valores pagos pelas passagens.
Os irmãos Joelson e Joelma Machado, que se programaram para visitar a família desde junho deste ano, data em que foi realizada a compra de 11 passagens, não aceitaram a devolução do dinheiro e exigiram as passagens, o que deu início a confusão.
Sem uma resposta do porquê terem a viagem cancelada, os irmãos registraram um boletim de ocorrência contra a consultora de Nova Colina, pois consideraram toda a situação como uma tentativa de golpe. A fornecedora do serviço também registrou um boletim contra a agência de viagens online Zupper, por onde realizou a compra das passagens.
A consultora relatou que sempre compra passagens aéreas no site da agência e outros clientes não tiveram esse problema na hora de realizar o check-in, essa foi a primeira vez que isso aconteceu e prejudicou a empresa que ela gerência.
A FolhaBV entrou em contato com a Zupper e aguarda o posicionamento sobre a situação.
Cuidados na hora da compra de passagens aéreas
A presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens em Roraima (ABAV-RR), Lena Matos, explicou que comprar as passagens em sites poucos conhecidos ou que não tenha representantes locais não é o recomendado, porque há maiores chances da falta de respostas com os possíveis transtornos.
“Busquem sempre agências confiáveis, que vocês possam cobrar na hora do transtorno e ter as respostas que precisam com o máximo de clareza”, enfatiza a presidente.
Confira outros cuidados abaixo
Pensou em viajar? Saiba quais dicas de segurança para contratar uma agência