LAZER

“Festival da Estrela” conta com apresentações culturais, palestras e oficinas sobre a cultura japonesa

Evento terá dois dias de programação com entrada franca

A proposta do festival, um dos mais tradicionais da cultura japonesa, é integrar a comunidade roraimense aos costumes e tradições milenares da chamada “Terra do Sol Nascente” (Foto: Andressa Diogenes)
A proposta do festival, um dos mais tradicionais da cultura japonesa, é integrar a comunidade roraimense aos costumes e tradições milenares da chamada “Terra do Sol Nascente” (Foto: Andressa Diogenes)

A 10ª Edição do Tanabata Matsuri – O Festival da Estrela está marcada para este fim de semana – 29 e 30 de junho e conta com uma programação especial para todas as idades. Promovido pela Associação Nipobrasileira de Roraima (ANIR), o evento ocorrerá na sede da instituição, na Rua da Mangueira, 477, bairro Caçari. A entrada será gratuita.

A proposta do festival, um dos mais tradicionais da cultura japonesa, é integrar a comunidade roraimense aos costumes e tradições milenares da chamada “Terra do Sol Nascente”, por meio de atividades como oficinas, apresentações culturais, venda de comidas e produtos diversos, entre outros.

Saiba aqui o que vai ter na programação:

OFICINA DE ORIGAMI – Origami é a arte japonesa de dobrar papel para criar esculturas intrincadas e objetos funcionais. Os artistas de origami usam apenas uma folha de papel, sem cortes ou cola, para criar uma ampla gama de formas, desde animais realistas a objetos cotidianos complexos. Ressalta-se que não é apenas uma forma de arte, mas também uma disciplina mental que ajuda a desenvolver a concentração, a coordenação motora e as habilidades de resolução de problemas. A oficina ocorre no sábado (29), em duas turmas: das 15h às 16h e das 16h às 17h, no Pátio da ANIR.

OFICINA DE COSPLAY – Uma arte que chama a atenção em todos os eventos de cultura pop e, principalmente, nos matsuris em todo o mundo, o Cosplay (“costume”, fantasia + “play”, brincar) tornou-se algo fundamental nos eventos promvidos pela ANIR. Será ministrado pela cosplayer Rayza, conhecida como “Zelda do Lavrado” (@zeldadolavradocos), que há 13 anos participa de diversos eventos e concursos, inclusive fora de Roraima, como a CCXP em São Paulo (SP) e o Anime Jungle, em Manaus (AM). Com toda essa trajetória, ela ministrará as oficinas de Maquiagem Cospay (14h) e Estilização de Peruca (15), ambas no dia 29, na Sala I da ANIR.

JUST DANCE – Um dos games de dança mais famosos no mundo inteiro será destaque no Tanabata. Isso porque a turma do Just Dance Roraima, especialista nesse segmento, vai participar do evento colocando todo mundo para dançar diversos estilos, com muita alegria e descontração. Eles se apresentam no sábado (29), a partir das 15h, no Palco.

OFICINA DE SHODO – Nesse ano, os amantes da cultura japonesa terão a oportunidade de aprender um pouco sobre a arte do Shodo, que é nada mais que a caligrafia japonesa estilizada em seus famosos ideogramas – hiragana, katakana e kanji. A oficina será ministrada por uma equipe do Consulado Geral do Japão em Manaus, nosso principal apoiado, a partir das 18h do Sábado (29). Para participar, basta chegar cerca de dez minutos antes do início da oficina. Lembrando: o limite é de até 12 pessoas na sala.

PALESTRA “A EXPERIÊNCIA DE ESTUDAR NO JAPÃO” – Essa é para quem tem o desejo de não apenas visitar a “Terra do Sol Nascente”, como também de estudar lá. O prof. Dr. Ismar Borges de Lima morou por quatro anos no Japão e está finalizando seu livro “intitulado “Japonicidades”, que trata justamente sobre a cultura japonesa. Ele falará a partir das 16h30 de sábado (29), no palco.

APRESENTAÇÕES CULTURAIS – O sábado (29) terá bastante atividade que enaltece a cultura japonesa. Às 16h tem Apresentação de Artes Marciais, como karatê-do e Aikido. Às 17h, as crianças do Instituto Roraimense de Cultura Japonesa (IRCJ) farão uma apresentação de dança. E às 17h20, os jovens alunos do instituto representarão a “Lenda de Tanabata”, que deu origem lá no Japão ao Tanabata Maturis. E tem mais: o grupo Taizan Hokuto fará mais uma brilhante apresentação de Taiko (tambor japonês) às 18h e o grupo Himawari abrilhantará mais ainda a festa com um espetáculo de Bon Odori (dança típica japonesa), às 18h30.


CONCURSO DE COSPLAY – Ainda falando sobre essa arte que tanto desperta a atenção de pessoas de todas as idades, teremos essa premiação dos melhores da noite. O concurso começa às 19h de sábado (29). Mas as inscrições seguem abertas até quinta-feira (27), de forma online (clique aqui). O edital com o regulamento você confere aqui.


BINGO DA ANIR – Outro evento que tem sido um sucesso no Tanabata Matsuri, o bingo surgiu com uma proposta de integrar ainda mais as famílias, com direito a muitos brindes. A diversão começa às 20h, encerrando a programação de sábado (29).


OFICINA DE CULINÁRIA – E o domingo (30) já começa de forma saborosa. Por meio dessa oficina, os amantes da cultura japonesa poderão aprender um pouco mais sobre como preparar um bom temaki. Serão duas turmas: A primeira das 9h às 10h30 e a segunda das 11h às 12h30. Para se inscrever, basta entrar em contato por meio do WhatsApp 95 99175-7573. Taxa de inscrição: R$50,00.

TANABATA MATSURI – O FESTIVAL DA ESTRELA
Data: 29 e 30 de junho
Horário: 14h às 20 (sábado) | 09h às 12h30 (domingo)
Local: Sede da ANIR
Endereço: Rua da Mangueira, 477, bairro Caçari
Informações: 95 99175-7573 e pelas redes sociais – Instagram: @anir.roraima | Facebook: /Anir.Roraima