A campanha do Setembro Amarelo foi criada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) como o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da saúde mental e pela prevenção ao suicídio. Uma forma de falar sobre o assunto é através do cinema, com filmes que falam sobre temas como ansiedade, depressão, tratamento e terapia de uma forma necessária, informativa e não prejudicial.
Confira agora uma lista de filmes para ver durante esse Setembro Amarelo:
Divertida Mente
Uma forma de conversar com as crianças sobre a importância da saúde mental é com a animação da Pixar “Divertida Mente”. O filme conta a história da garota Riley, de 11 anos, e suas emoções Alegria, Medo, Raiva, Nojinho e Tristeza, tendo que lidar com a mudança de uma cidade para outra e todas as mudanças que essa experiência traz. O filme está disponível na Disney+.
Confira o trailer:
Nise: O Coração da Loucura (2015)
Este longa brasileiro estrelado por Gloria Pires conta a história real da médica Nise da Silveira e seus trabalhos em um hospital psiquiátrico no Rio de Janeiro. Ela se recusa a tratar os pacientes esquizofrênicos com eletrochoque e lobotomia, passando a assumir o setor de terapia ocupacional e cuidando das pessoas com novos métodos. O filme está disponível para assistir na Amazon Prime Video por R$4,90.
Veja o trailer:
O Lado Bom da Vida
Pat. Solitano Jr. passa por um momento difícil de descontrole de raiva depois de uma fase difícil na vida. Depois de fazer amizade com Tiffany e começar a fazer aulas de dança, ele começa a lidar com seus próprios sentimentos. Disponível para assistir na Netflix.
Confira o trailer:
Ressignificar
O documentário “Ressignificar” entrevista médicos, psicólogos, psiquiatras brasileiros e pessoas com histórias reais sobre saúde mental e transtornos como depressão e ansiedade. O filme está disponível na Amazon Prime Video.
Confira o trailer: